Eu sempre achei que educar uma criança é uma tarefa trabalhosa e muito muito difícil. Num dia tudo está super bem, as coisas correndo às mil maravilhas e de repente o caldo entorna e aquela criança angelical vira um monstrinho incontrolável.
O nosso processo de mudança para o Canadá coincidiu com o momento de outras mudanças na vida das crianças e eu ficava desesperada pensando em qual o melhor momento para começar estas novas mudanças após a nossa chegada por aqui.
Com três meses de Canadá eu senti que a Helena estava preparada para deixar a chupeta. É claro que não foi a coisa mais facil do mundo mas eu me surpreendi com a reação dela. Uma preocupação que eu sempre tenho é de que eles concordem em fazer as coisas. Tudo bem que eu a induzi a entregar a chupeta, mas sem chantagem, sem ameaças e esperando a decisão dela. Sempre tem uma história, muita conversa, muitas explicação mas ela quis entregar para os filhinhos do coelho da páscoa e sem a promessa de ovo de chocolate em troca.
Tenho certeza que ela sofreu um pouco a primeira noite mas acordou no dia seguinte toda orgulhosa porque conseguiu dormir sem a chupeta e não pediu mais. Até porque agora ela é uma mocinha.
Agora estou tirando a mamadeira dela e do Edu. Eu sei que já deveria ter feito isso há muito tempo, sei bem a opinião de várias amigas radicais (rs rs rs) mas sabe aquela história de um erro leva a outro e a outro e a outro???? Pra resumir, o Edu e a Helena só tomam leite se for na mamadeira e eu fico morrendo de medo deles perderem peso, de não conseguir substituir, alem de morrer de pena porque sei que eles adoram aquele leitinho fácil.
Já tentei outras vezes e acabei voltando atrás e mantendo o leitinho dos dois, mas agora eu percebi que eles também querem, eles concordam em dar a mamadeira sem reclamar e não pedem de volta mesmo quando veem a Luisa mamando. Eu fiquei protelando enquanto eles precisavam apenas de um empurrãozinho.
Hoje de manhã, nenhum dos dois queria tomar leite no copo. Em uma atitude desesperada, rs, eu fiz aquilo que mais abomino na educação infantil: chantagem!!!
- Se vcs não tomarem o leite nós não vamos passear com a Sara.
Os dois começaram tomar o leite e eu me senti a madrasta da Branca de Neve!!! Com peso na consciência comecei explicar porque era importante que eles tomassem o leite, que era só um pouquinho e bla bla bla... e eles acabaram tomando, mas para amanhã preciso de outra técnica porque chantagem está fora de questão. E se eles realmente não quiserem, pacência, comem outras coisas.
Então chegou a vez da Luisa entrar na linha. Como no Brasil ela não conseguia dormir se fosse para a cama junto com o Edu e a Helena, nós permitimos que ela ficasse na sala com a gente até que os dois mais velhos pegassem no sono. Neste ínterim, ela também acabava dormindo e ia pra cama já no segundo sono.
Além disso, aqui no Canadá, ela acordava de madrugada e ia para minha cama: coisa que nem no Brasil ela fazia. Conclusão: passamos a dormir super mal porque ela se virava para todos os lados e ocupava a cama inteira, rs.
Um belo dia, eu e o Sergio começamos conversar e percebemos que a Luísa estava pronta para ir dormir ao mesmo tempo que os irmãos. Naquela mesma noite eu me muni de muita paciência e imaginei o stress que seria convencê-la a ficar na cama. Ela participou de todo o ritual do sono achando o máximo e quando eu falei para eles se deitarem para eu cobrí-los, ela foi a primeira a chegar na cama, rs.
Eu cobri todo mundo, fiz todas as despedidas e voltei pra sala. 5 minutos depois, lá estava a Luísa pedindo colo. Eu a peguei novamente, demos tchau pro papai e eu a levei para o quarto, expliquei que era hora de dormir, mostrei que estava escuro, cobri, beijei e ela ficou: dormiu a noite toda super bem e parece que gostou muito de participar de tudo como os irmãos. De vez em quando ela dá uma fugidinha, mas aceita voltar para a cama tranquilamente: é quase um charminho que ela faz de vez em quando na hora de dormir.
Pra não ir para minha cama de madrugada foi ainda mais fácil: simplesmente não fizemos nada. Acho que só o fato dela aprender a dormir sozinha na sua caminha fez com que ela permanecesse na cama dela quando acorda de madrugada (se é que ela acorda.). Agora ela vem pra minha cama às 6 da matina, exatamente como os irmão fazem quando acordam.
As vezes eu fico toda preocupada em como eles vão reagir enquanto eles devem estar pensando:
"Será que ela vai continuar me tratando como um bebê?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Marilena, o que eu aprendi educando meus filhos é que quando eu tenho CERTEZA que chegou a hora de mudar algo eles aceitam muito bem e que quando eu estou insegura, com pena deles, tudo dá errado. Quanto ao leite eu tirei a mamadeira do maior com 3 anos e 9 meses e do menor com 4 anos exatos, na mamadeira eles só tomavam leite puro e a solução para beberem no copo foi dar leite com nescau. Nós tb saimos para comprar um copo bem bonito para substituir a mamadeira, deu certo. Eles bebem bastante leite até hj (8 e 10 anos, apesar de algumas linhas da pediatria acharem isso desnecessário) e o mais velho quando precisa toma até leite puro. Ah, quem nunca caiu na tentação de fazer uma chantagem com seu filho que jogue a primeira pedra.
ReplyDeletebjs
Marcia
Oi Marilena,
ReplyDeleteEm primeiro lugar,Parabéns por toda sua dedicação e amor com esses lindinhos!
Eu já te admiro só pelo fato de ter imigrado com 3 crianças pequenas e por conseguir manter o mesmo padrão de cuidados etc. O seu esforço e dedicação encoraja todas nós q somos mães.
Quanto as mudanças á medida q eles vão crescendo, ás vezes acho q eles se preparam primeiro q a gente rsrsr eu por ex, amamentei o fiote até 3 anos, aí um dia eu tive um probleminha de saúde e tive q parar a amamentação(q já tava era passando da hora rsrs)então, só falei com ele e o pai colocou-o pra dormir. No outro dia cedo , tomou leite no copo sem reclamar.
Sobre a ingestão de leite,se em algum dia não quiserem , vc tem a opção dos iogurtes, ou das frutas misturadas com leite etc. Fica tranquila pq ao longo do dia eles irão ingerir leite de alguma forme.
Que Deus continue lhe dando força e sabedoria em todos os momentos.
Abraão, Neuzinha
Oi Marilena, seus filhos são umas gracinhas, calminhos, igual a você e ao Sérgio. Sobre o leitinho, tive o mesmo problema com os dois, então comprei canudinhos, ou copinhos bonitinhos que já vinham com canudos (não sei se aqui tem), foi difícil no começo, mas aos poucos vão se acostumando, agora a luta é pra se livrar dos canudos... Não pode desistir do leite, tem que insistir mesmo...
ReplyDeleteum beijo,
Silvia
Oi Marilena,
ReplyDeleteSabe, eu sou uma mae super tranquila. Acredito que cada crianca e' diferente e cada uma tem o seu tempo, entao eu nao concordo com pressao de maneira nenhuma. Fiz varios cursos de educacao aqui no Canada, e voce via que algumas maes sao paranoicas para as criancas comerem, para as criancas tomarem leite....Lembro que a educadora e psicologa do curso sempre dizia: Coloque-se no lugar da crianca. Tem dias que voce nao ta' afim de comer certas coisas ou beber leite de manha. O que voce sentiria se alguem te obrigasse a faze-lo. Ela tinha uma frase: Respeite a crianca e ela te respeitara' tambem... Sempre!
A Vanessa so' tomou leite do peito. Assim que eu parei de amamenta-la ela parou de tomar leite. Ela detesta! Nunca chupou chupeta. Ao inves de leite dou iogute, sorvete, etc... A Mel adora chupeta e o leitinho dela na mamadeira. Ela esta' com 20 meses e sei que nao esta' preparada ainda para deixar a chupeta e nem a mamadeira. Quando isso vai acontecer? Nao sei! Na minha opiniao tem que ser natural e sem stress!
Beijos e parabens pelas suas conquistas como mae!
Beijos,
De
Hj que eu percebi que vcs tem dois blogs! Pq? hehe
ReplyDeleteMeu dilema do momento eh a fralda e o pinico, a Victoria nao fala de jeito nenhum qdo quer ir e nao senta no pinico por nada. Vamos ver...
ReplyDeletebjs