Apr 24, 2011

Aniversário no Canadá

Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram feitas em buffet e é bem diferente do Brasil. Vc leva a criança até o local onde já na chegada eles tiram os sapatos e as funcionárias perguntam se vc vai ficar ou não. A maioria dos pais não ficam e voltam no final da festa para buscar os filhos. Se vc optar por ficar, tudo bem, mas vai ficar só olhando as crianças brincarem porque geralmente a comida é só para as crianças.
E não tem aquela história de criança com copinho e salgadinho andando pra todo lado ou garsons servindo tudo fresquinho para os convidados em suas mesa, rs... Aqui no Canadá as crianças brincam em um lugar e comem em outro local... e tudo com tempo marcado para acontecer: chegam, tiram o sapato, brincam um pouquinho, na metade de festa vão para outra sala comer pizza e beber alguma coisa, em seguida cantam parabens (sem palmas!!!), comem o bolo, voltam para os brinquedos e finalmente são convidados a irem embora. Tudo em cronometradas duas horas!!!

Foi muito engraçado a primeira vez em que nos convidaram para ir embora da festa pelo auto falante. Mas já vivemos situações bem interessantes como ter que ajudar os pais do aniversariante a carregar os presente para fora na maior correria porque as crianças da outra festas já estavam entrando no salão ou ter que ir embora simplesmente porque os funcionários começaram a apagar as luzes. Houve uma vez em que apagaram as luzes e uma criança estava no banheiro e saiu desesperada chorando porque a deixaram no escuro, rs...

Mas se à primeira vista tudo parece meio estranho, com o passar do tempo a gente vai se adaptando e eu chego a achar que o esquema aqui é bem legal. Festa de criança é festa para criança e os pais são apenas acompanhantes ou motoristas. E mesmo com todas as regras as crianças se divertem muito e adoram.

O tempo parece curto, mas na verdade não é. As crianças se cansam bastante, mas não chegam a ficar exaustas e chatas, rs...

Meu problema com as festas são as meninas: acostumadas com vestido de festa, sandalia ou sapatinho social, meia fina e tudo o mais, sempre reclamam muito quando quero colocar calça ou bermuda e meia (obrigatório em quase todos os lugares).

Na festa de ontem não foi diferente: foi a maior choradeira com a roupa que eu separei e então eu cedi: vestidinho bolo-de-festa e sandália. Ao chegarmos ao buffet TODAS  as meninas de legging ou jeans e tenis, rs... mas tudo bem, elas estavam se achando o máximo em seus vestidinhos. O difícil foi convence-las que para entrar elas teriam que trocar as sandálias por meias.

- Mas não combina, mamãe!!!

6 comments:

  1. Placar do jogo
    Festas na escola pública- 0 em 1 ano
    Festas na escola católica- 4 em 8 meses

    ReplyDelete
  2. O jeito é nos adaptarmos a essa organização toda que temos por aqui.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  3. nossa, que organizado...as criancas se divertem, os pais nao tem stress...que coisa maravilhosa! no futuro vou fazer assim haha bjs!

    ReplyDelete
  4. hahaha, adorei esse placar aí em cima!

    Mas sinceramente eu também prefiro assim, mais minimalista, mais voltado pra criança. Acho uma loucura as festas no Brasil. Eu mesma faço as festinhas dos meus filhos - faço jogos, brincadeiras, grito e pulo junto. Eles amam! E olha que a gente chama o número de convidados igual a idade que a criança está fazendo. 4 anos, 4 crianças, 6 anos, 6 crianças... Eles nao esquecem e todo ano querem igual!

    Essa coisa da roupa eu também conheço bem. Os meus querem vestir as roupinhas chiques que a vovó compra no Brasil e as outras crianças sempre estao muito à vontade.

    Boa semana ainda!
    Claudia

    ReplyDelete
  5. jah vi isso em algum lugar, ha, ha, ha

    bjs

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...