May 9, 2011

sacolas plásticas: tudo é uma questão de costume!!!

O governo do estado de são paulo esta pensando em diminuir o consumo de sacolinhas plásticas até 2012. Eu posso imaginar o alvoroço que esta notícia não está trazendo: preciso até perguntar para minha mãe o que ela acha disso, rs rs rs

Eu sei bem o que é isso porque foi um choque pra mim, chegar nos supermercados de Toronto e ter que pagar 5 centavos por cada sacolinha que eu levasse. No início, eu confesso, que me deslocava até Mississauga só por causa das sacolinhas gratuitas de lá. Mas como tudo na vida, o tempo também resolveu este meu problema e hj, mesmo quando vou pra Mississauga, muitas vezes eu nem pego sacola plástica e ando sempre com as minhas reutilizáveis super coloridas que compro por aí.

No fundo, tudo é uma questão de adaptação. Uma coisa que eu acho super legal é o que faz a rede de supermercados "no frills": próximo aos caixas vc sempre encontra varias caixas de varios tamanhos diferentes que vc pode usar para carregar as suas compras. É bem verdade que estas caixas me causaram alguns problemas no passado porque enchiam minha lixeira de recicláveis e eu ficava com excesso de lixo. mas agora que estou com uma lixeira "gigantona"meus problemas acabaram e quando esqueço minhas sacolas coloridas em casa, vou de caixa de papelão mesmo, porque pagar 5 centavos por uma sacolinha plástica eu não pago!!!!

4 comments:

  1. O Safeway insite em dar as tais sacolinhas de graça mas sempre trazemos as nossas ecológicas. Como você disse, tudo é questão de costume.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  2. Aqui em Toronto é lei: 5 centavos por cada sacolinha. os supermercados nao tem opção. Mas a gente se acostuma tanto que eu acho até legal não acumular aquele monte de sacolinhas plásticas em casa.

    ReplyDelete
  3. Sabe que há muito anos minha mãe já é adepta as sacolas retornáveis e caixas de papelão para carregar compras e herdei isso dela.

    Inúmeras vezes, em SP, as pessoas nos olhavam atravessado como se fôssemos alienígenas por não usar sacolas plásticas. Que morrer com o povo que no final da compra ainda pega um bolinho de sacolas e leva pra casa para usar como lixo no banheiro.

    Sempre ando com uma sacola na bolsa, mas fiquei assustada qdo cheguei em Vancouver. Diferente de Toronto, o caixa já vai colocando suas compras na sacola e poucos são os lugares que cobram. É preciso avisar que vc não quer sacolas e tem a sua.

    Bjos
    Rafa

    ReplyDelete
  4. finalmente! qdo cheguei aqui tb achei estranho pagar pelas sacolas mas logo achei otimo! pq se tem algo que me irritava no Rio era que no fim do dia a gente juntava umas 3 ou 4 sacolas que iam pro lixo! =/ bjs!

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...