Enfim, depois de um longo e maravilhoso verão canadense, estamos entrando de novo na rotina e tentando se organizar.
Hoje foi o primeiro dia de aulas do Edu e como de costume, a família inteira foi pra porta da escola dar tchauzinho. Como as meninas estavam de pijamas ainda, eu acabei indo sozinha com o Edu até o portão. Ele estava muito nervoso: ao mesmo tempo que queria que eu fosse embora para a aula começar logo, ele também nao queria ficar sozinho naquele ambiente onde ninguem falava a lingua dele.
Assim que vi a professora, fui apresentá-lo e ela já sabia que ele não falava inglês. Ela foi muito simpática e atenciosa. Todas as professoras ficaram ali no patio recebendo os alunos por uns 10 minutinhos e em seguida eles formaram uma fila indiana e foram para suas salas. Pra variar o Edu não deu trabalho nenhum. E pra falar a verdade, ninguem deu. É muito interessante ficar observando o relacionamento dos pais com os filhos por aqui. Não vi nenhuma criança chorando ou no colo da mãe sem querer entrar. No Brasil o primeiro dia de aulas era uma novela mexicana e alguns alunos reprisavam o dramalhão por varias semanas. Aqui parece que é bem mais tranquilo.
A única pessoa que eu vi chorando foi uma mãe brasileira, muito manteiga derretida que quando viu seu filhinho todo contente acompanhando a professora se emocionou e caiu no choro: um micão e tanto na frente dos outros pais!!! Ainda bem que o Edu não viu!!!
Ainda estamos tentando entender como funcionam as coisas na escola, mas estamos realmente apaixonados. A escola é bem pequena e simples, mas é linda!!!! O sinal toca as 8:45 mas eu posso deixar o Edu no patio a partir das 8:30. O horário de saída é em torno de 3:20 e eu devo pegá-lo no patio.
O que ainda me causa um pouco de estranhamento é o fato de ser tudo aberto, ou seja, não tem portão, nem grade, nem correntes e cadeados. No mesmo local onde eu o deixo e pego, fica o playground onde ele brinca no intervalo. Ele tem dois intervalos curtos de 15 minutos cada e o horário do almoço que deve ser de 45 minutos. Eu poderia pega-lo para almoçar em casa, mas conhecendo meu filho eu resolvi deixa-lo pra comer na escola, então tenho que mandar o almoço.
Nesta escola não tem professor especial para crianças que não falam inglês. Eu até fiquei meio preocupada no inicio mas quando fui busca-lo fiquei mais tranquila porque uma coleguinha de classe dele é brasileirinha. Conversando com a mãe da menina eu descobri que já a conheço via internet. Participamos por algum tempo de um grupo de discussão sobre o Canadá e eu acompanhava o blog do marido dela.
O Eduardo recebeu uma agenda muito legal que custará $6.00 (seis dolares). Na sexta feira eu fui buscar a lista de materiais e descobri que não tem lista: tudo o que o Edu vai precisar a escola provem. Ele só deve levar alguma coisa se quiser um lápis diferente ou alguma outra coisa que ele goste. Em pensar que eu recebia uma lista de material kilométrica na antiga escola brasileira e a agenda da escola era mais simples e bem mais cara, rs.
Recebemos varias circulares e folhetos explicativos sobre como funcionam as coisas. Em um destes folhetos eles falavam um pouco do método de ensino e que este ano as classes são combinadas. A classe do Edu é uma classe grade 1/2. E o grade 3 é combinada com o grade 4. Ainda não tenho detalhes de como isto vai funcionar. Pra quem quiser mais informações este link explica direitinho como vai funcionar. Esta será a minha lição de casa amanhã.
Enfim: não tem coisa melhor do que ver seu filho sair todo alegre da escola no primeiro dia de aula e correr para os seus braços. Não sei se eram saudades ou ele estava me agradecendo por te-lo levado à escola. Não importa. O importante é que ele está super feliz!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Oi Marilena! Eu adoro ler suas crônicas! Me faz lembrar um pouco meus primeiros dias de escola... e eu consigo imaginar bem a alegria do Eduardo. bjs,
ReplyDeleteOi Marilena, acho que aqui as crianças não choram pq frequentam a preschool, que é pra treinar a criança pra escola. Coloquei a Lana no kids club, que é uma pre preschool, la as crianças choram e choram muuuuiiiitooo pras mães sairem nos primeiros dias, inclusive a Lana.beijo
ReplyDeleteEsse garoto é um fofo mesmo. Somos fãs dos 3!
ReplyDeleteOlívia está na adaptação e tem chorado um bocado, mas faz parte dessa novidade toda e vou insistir pra que ela fique bem e feliz!
Depois te ligo!
BJs
Mari,
ReplyDeleteÉ tão gostoso ler as coisas que vc descreve, pois eu me sinto como se estivesse vendo ou sentindo o que vc descreve, rs. É sério ! rss.
Fico muito feliz em ver o Edu feliz , com certeza a maneira que ele enfrenta as coisas é fantástica e só trazem benefícios a ele, jaja estará falando como um canadense nato e cheio de amiguinhos.
Um bj,
Ninha
Marilena,
ReplyDeletepor aqui também não tem choro não. rs Fiquei surpresa. Na escola da Leila só uma mãe chorou, mas não foi a brasileira aqui não. rs Foi uma moça do Kosovo.
Sucesso para o pequeno,
Carol
Marilena,
ReplyDeleteClara está indo para um grupinho pre-kindergarden e chora quando a professora diz: está na hora de ir para casa! Pode?
Que bom ver seu filho feliz!
bjs
Oi Marilena, mesmo sem tempo pra nada, estou feliz da vida com o fim das férias. Consegui o Bus para o Gustavo e a Fe vai sozinha, pois eu entro no mesmo horário no LINC. Boas aulas pro Edu e beijos pra vocês.
ReplyDeleteSilvia
oi Marilena,
ReplyDeleteTerca tambem foi meu primeiro dia de aula, como professora de kindergarten!
A maioria dos alunos ficaram ok assim que os pais foram embora, mas alguns.... choraram por mais de 2 horas!!!
E eu estou trabalhando em duas escolas, entao tenho que comer meu almoco no carro!
Estou gostando muito. As escolas publicas sao assim mesmo como vc descreveu.
beijos
Paula
Oi Marilena,
ReplyDeletePode ficar tranquila em relaçao as turmas "combinadas".O ano passado meu fiote ficou numa sala assim de grade 1 e 2 juntos. No começo fiquei um pouco assustada pq la no Brasil so se sabe de series juntas, nas escolas q ficam nas fazendas. Contudo, hj posso afirmar q aqui funciona muito bem e os professores dessas turmas sao bem preparados. Meu fiote teve um ano letivo muito bom e com um excelente desenvolvimento, mesmo tendo chegado, como o Edu, sem a fluencia na lingua. O unico detalhe q me saltou os olhos foi o fato do Edu nao ter ESL. Aqui em North Van, as crianças tem ESL a partir da grade 1, meia hora todo dia.
Desejo um ano letivo bem abençoado pro Edu.
Abraçao, Neuzinha
Ai Edu!!!!!!!!!!
ReplyDeleteLindo da tia.
Parabéns, você é um menino e tanto.
Beijos com saudades.
Mirian