Toda semana o Edu tem spelling test (ditado) na escola. Na segunda a professora manda uma lista de 10 palavras para ele estudar e na sexta feira faz o teste. No início, eu achava este método muito esquisito, mas conversando com a professora e vendo a evolução do Edu na leitura, hj eu acho que para o aprendizado da lingua inglesa até que é bem eficiente. As palavras da lista muitas vezes têm a mesma sonoridade o que ajuda todo mundo aqui em casa na pronúncia, rs.
Algumas listas são mais difíceis e a nota vem um pouco menor (5, 2...), mas de uma maneira geral, ele tem ido super bem nas provas e qd não consegue um 10, estuda com mais vontade na semana seguinte, rs.
A semana passada as palavras foram do tipo when, what, which e por ai vai... Ele estudou bastante e um dia antes da prova estava acertando o spelling de todas as palavras. Depois da correção, a professora devolveu a prova, ele tirou 10 e foram para o parque. Quando voltaram para a classe o Edu percebeu que a prova dele estava diferente. Na ingenuidade dele, ele só viu que nota agora era 5 e que a letra estava muito maior que a dele.
Ele foi mostrar para a professora e a fraude foi constatada, rs. Um amiguinho dele, tirou 5 mas queria tirar 10 e apagou os nomes dos dois e escreveu os nomes trocados nas provas, rs. O problema é que ele tem apenas 6-7 anos e a coisa ficou muito mal feita: ele não conseguiu apagar direito os nomes e todo mundo via a falsificação.
Mas o que me assustou um pouco foi a idéia. Um menino de 7 anos já com uma idéia destas; imaginem quando chegar na adolescência!!!
Brincadeiras à parte, eu fiquei com muita pena do menino e pensando porque ele agiu assim. A diretora disse que ele foi para a diretoria chorando e dizendo que queria ter tirado 10. E o Edu ainda tentando consolá-lo dizendo que 5 também era uma boa nota. Segundo a diretora ele dizia:
- Não chora, eu também gosto de 5! Se vc quiser pode ficar com o 10.
E este gesto de simpatia e solidariedade foi o que realmente valia uma nota 10.
PS: eu ia escanear a prova mas achei melhor não para preservar a identidade do menino.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Pois é, Marilena! As crianças estão cada vez mais "malandras"! Tenho visto (e ouvido) cada coisa na minha sala do estágio, de Jr Kindergarten, que me deixam de cabelo em pé!!
ReplyDeleteMas ainda bem que ainda existem os de boa-fé como o seu Edu!!!
Bjos
Lena,
ReplyDeleteO Edu merece nota 1000 e vc e o Sergio 100000000. Essa linda atitude do Edu e resultado da sua dedicaçao com a educaçao dos seus pequenos.
Abraçao, Neuzinha
Ai meu Deus...não acredito que o Edu passou por isso!
ReplyDeleteQuem conhece sabe que ele é um menino amável e gentil. Muito lindo o gesto dele!
Bjs
Esse é o Edu, uma gracinha de menino, tão doce e educado!
ReplyDeleteNota 20 para ele!
Bjs
Credo. Tomara que sirva pra ele aprender a lição e não fazer nada como isso de novo. E nota dez mesmo pro Edu.
ReplyDeleteE a vida segue...
Oi Lena,
ReplyDeletecomo vc sabe trabalho com algumas crianças com problemas, e o que vejo na escola dos pequenos que eu trabalho, é que existe uma cultura aqui no Canada de passar a mão na cabeça. E isso cria pequenos reizinhos manipuladores, contando ainda com a educação de casa, muita coisa vai se perdendo com relação aos valores, criando adultos manipuladores. Isso é uma longa estória, mas tudo depende muito da educação que se recebe em casa. Parabéns pelo gesto maravilhoso do teu filho.
Bjkas
Gente 7 aninhos??? Ainda bem qu e o Edu reparou e falou com a professora, imagine se ele tivesse ficado quietinho? Mais um 10 para ele :-)
ReplyDeletebjs