Apr 8, 2010

Vc vai votar este ano?

Calma, calma... não vou falar de política aqui não!!! É que já comecei a receber varios e-mails falando dos diferentes candidatos e fiquei pensando como os brasileiros que moram no exterior se comportam nas eleições.

Então minha dúvida é:

- pra quem mora fora do Brasil - vcs vão votar este ano?

- pra quem mora no Brasil - vcs acham que quem mora fora deve votar também?

Coloquei a enquete aqui ao lado pra vcs não precisarem comentar, mas se quiserem, por favor, eu adoro ler os comentários de vcs.

12 comments:

  1. Francamente nem sei como funciona isto.
    Se quisermos votar, pode?
    Ou temos que justificar o voto?
    Mas caso seja possivel, acho que quem saiu do Brasil deve se abster da votação. Afinal, estariamos escolhendo o presidente de quem ficou, não acho justo.

    ReplyDelete
  2. Acho uma palhaçada o voto ser obrigatório para quem está fora do Brasil. Nem depois de ser cidadã canadense eu me livro dessa aporrinhação. Eu nem sei quem são os candidatos à presidência, pois só fico sabendo notícia da terrinha se alguém me conta.
    No ano passado eu imprimi o formulário de justificativa de ausência e enviei ao Brasil, e nesse ano terei que fazer o mesmo.

    ReplyDelete
  3. Acho o seguinte, se você é Brasileiro tem que saber o que está acontecendo lá e votar, não tá afim pede pra não se mais cidadão brasileiro , pronto falei kkkkk.Fiz um post sobre isso, quem não vota e não justifica estando fora vai ter serios problemas na hora de renovar o passaporte, eu já transferi meu visto pra cá e voto pra Presidente.

    ReplyDelete
  4. Eu sempre achei um absurdo sermos obrigados a votar estando no Brasil. Para um país ser mesmo democrático, o voto deve ser facultativo. Agora sermos obrigados a ir até a embaixada no dia de eleição, eu acho o cúmulo do absurdo. Se eu imigrei para outro país, eu devo estar com a cabeça aqui, preocupada com a política daqui e não escolhendo quem vai governar o país onde outros vivem.
    Ok, eu sou obrigada a ir até lá, mas pelo menos eu ainda tenho a chance de anular meu voto. Até porque, pelo que tenho lido, as opções continuam as mesmas de sempre e estas opções colaboraram muito pra eu deixar o Brasil.

    ReplyDelete
  5. Olá Simone,
    eu não posso deixar de ser cidadã brasileira porque só tenho esta, rs, rs, rs.
    Brincadeiras à parte, eu me interesso pelos assuntos do Brasil porque amo aquele país e boa parte das pessoas que vivem lá. Mas acho que votar deveria ser uma escolha e não uma obrigação, assim como o serviço militar não deveria ser obrigatório. Mas "eles" sabem que se não obrigar as pessoas a votar, só os politizados irão e isso não é interessante. Quanto a mim, não me sinto no direito de escolher um governante para os outros aguentarem. Até porque a maioria de quem está lá está super feliz com a situação atual.
    Mas tem que falar mesmo: eu adoro opiniões contrárias à minha
    pra me ajudarem a pensar.
    bjs

    ReplyDelete
  6. Mari concordo com vc que não deveria ser obrigatorio, mas já que é e somos brasileiros ainda kakakak penso que temos sim que votar. Eu conheci pessoas aqui que não ligam a minima pro Brasil, mas não abrem mão de ser cidadãos Brasileiros pq em algum momento da vida terá vantagem com isso, esse é o motiva da critica. Eu to lendo no twitter as noticas de lá e acho que pra Presidente é fácil opinar. beijinho

    ReplyDelete
  7. Absurdo ou nao, gostar de votar ou nao, nao adianta!! Nao se muda de nacionalidade so porque esta longe do Brasil e o voto eh obrigatorio.

    Sou gaucha q quase nunca morei no RS, mas continuo sendo gaucha pque o sotaque me detona...aqui no Canada parece que voltou com forca este sotaque que estava tao escondido em algum cantinho da mente.

    Nos meus primeiros anos de Canada, fazia a justificativa e qdo voltei ao Brasil para minha surpresa todas as justificativas foram indeferidas, pque o Juiz nao aceitou "que eu nao morava mais la", e sim, pediu a transferencia do titulo para ca. Aprendi mais esta!!

    ReplyDelete
  8. Não acho justo você poder influenciar nos rumos do Brasil quando você nem mora mais aqui.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  9. Oi Mari,

    E a data para a tranferencia do titulo acaba em Maio se nao me engano! Entao vamos la pq senao teremos problemas...

    Nao tenho a minima idéia em quem votar!!!!!

    Pri.

    ReplyDelete
  10. Bom, se tem que votar, então TEM QUE votar. A tal da lei eleitoral foi criada assim. Se a gente quer que o voto seja facultativo, então temos que acionar nossos representantes pra mudarmos isso, certo?

    Que mora no exterior só tem que votar na eleição presidencial. Porque não? É um direito nosso. Se ficarmos achando que é só um D-E-V-E-R aí danou-se! Rererererere...

    Abraços!

    ReplyDelete
  11. Oi Mari,

    Apesar do voto ser obrigatorio para todo brasileiro ha' 12 anos eu NAO VOTO! E NUNCA tive nenhum problema com o meu passaporte. Ja' precisei refaze-lo 3 ou 4 vezes nesses 12 anos. Nunca me preocupei com o Brasil, mas esse ano eu resolvi transferir o titulo para o Canada e vou votar para presidente. Uma escolha minha. Claro que eu nao sei o que e' melhor, mas considerando que existem tantos "ignorantes politicos" por la', vou votar para ajudar os meus pais, meus irmaos, meus sobrinhos e amigos queridos. Vou votar na escolha deles. Nas pesquisas que eu fiz, quase todos sao unanimes a escolha do candidato. Se e' certo ou nao? Nao julgo! Cada um e' livre para fazer suas escolhas. Meu marido nao vai transferir o titulo e disse que nunca mais vota em nenhuma eleicao no Brasil. Escolha dele! Nos nem discutimos sobre isso! Eu respeito! Como respeito a opiniao de cada um de voces!
    Abracos a todos,
    Denise

    ReplyDelete
  12. Quem não mora mais no Brasil provavelmente não acompanha mais o país... não deveria ser obrigatório a eles...

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...