Jun 15, 2010

Ai Jisuis, esta minha ascendência...

Agora oficialmente eu sou filha de um cidadão portugues. Meu pai conseguiu a cidadania e foi lá no consulado para a "cerimônia" na sexta feira, um dia antes de completar 80 anos de idade.


Na verdade, quem agitou toda esta história fui eu. Algumas semanas antes de vir para o Canadá, nós começamos levantar a papelada para que ele tirasse a cidadania, com o objetivo de que eu tirasse a minha também. Como neta de portugueses, eu tenho direito à cidadania, mas não poderia passar este direito para meus filhos. Então, achamos melhor que meu pai tirasse a dele, assim todo o resto da familia continua tendo direito.


Em pouco mais de um ano conseguimos resolver o do meu pai e no final, a família inteira se animou. Mas o que foi legal mesmo foram as lembranças. Com esta história toda, tivemos que buscar os documentos dos meus avós, pedir algumas coisas que estavam guardadas com minha tia (que é portuguesa), pedir certidões para o cartório da cidade onde eles nasceram e se casaram em Portugal, Condeixa-a-Nova. E com tudo isso, varias histórias surgiram ou foram recontadas e foi tudo muito emocionante pra mim, em especial por estar aqui tão longe e vivendo um pouco o que eu sei que eles, meus avós, viveram quando imigraram para o Brasil, no início do século passado.

Depois de tantas emoções ainda ganhamos um presente valiosíssimo!!! Minha avó trouxe de Portugal, um cordão de ouro e algum tempo antes de morrer, o deu a minha tia, sua única filha. Agora, minha tia resolveu dividi-lo entre os 7 netos (seu único filho, os dois filhos do meu tio e as quatro filhas do meu pai). O cordão já foi dividido e em breve estarei recebendo a minha parte, que pra ser sincera, nem imagino como seja porque nunca o vi, rs.

Ficamos todos muito felizes com este presentão, que tem um valor sentimental incalculável.

Quando liguei para meu pai no dia do seu aniversário, perguntei brincando se ele já estava "a fazeire muita bisteira" (imitando o sotaque do meu avô).

4 comments:

  1. Oi Mari,

    Coincidência, eu também estou correndo atrás da cidadania portuguesa neste momento pré-Canadá. Sou bisneta, meu avô já é português, fomos até num restaurante típico comemorar. Agora estamos no processo do meu pai, em seguida o meu. Foi tudo rápido pois contratei um advogado pra fazer.

    Mas foi bem legal realmente levantar os dados. Encontrei o site da Freguesia onde meu bisavô nasceu, descobri que a mãe dele era mãe solteira (imagina o escândalo pra época), meu pai mandou carta pra tia de 90 e muitos anos lá em Portugal (e a mesma respondeu...). Muito legal.

    Agora o mais impressionante é que serei portuguesa sem jamais ter ido a Portugal. Quem sabe nas próximas férias?

    Abs,

    Lu

    http://dofornoparaofreezer.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Nossa Marilena, que legal.
    Uns anos atrás fui atrás dos papeis dos meus avós, italianos. É mesmo muito emocionante rever a história deles. O que mais me impressionou na história deles é que minha avó se casou aos 15 anos!!! E meu avo aos 18. Cara, eram criancas!!!

    Parabéns ao seu pai pelo aniversário e pela nacionalidade.

    ReplyDelete
  3. Parabéns Mari!!!

    Muito legal, eu também tive que correr atrás de papeladas apesar de o meu pai ser alemao, nunca se casou com a minha mae no papel e eu sendo filha de mae solteira (oi?) nao teria direito!!!! (sendo que os meus irmaos já tinham, eu fui a última por motivos de preguiça maior)

    Lógico que no final deu tudo certo e hj vivendo aqui até me sinto um pouco alema!!

    Beijim!

    ReplyDelete
  4. Querida Marilena ,
    como ja te disse pelo telefone parabens e que bom em breve ires ser minha compatriota !
    e agora pergunto eu : quem eh que tera sotaque ?
    na ni na no
    nao somos nos os Lusos , mas creio que voces que o teem ! ehehehehehe
    e prepara te que nos la no nosso Portugal para falar a verdade verdadeira temos varios sotaques , eu definitivamente falo com o de Lisboa, eehehehheh
    o que entristece eh ja ter visto alguns Brasileiros que nao entendem o Portugues de Portugal ...ou outros que fazem chacota do nosso sotaque ou de enfim se ser *tuga *....mas eu tento sempre recordar as coisas boas , a simpatia genuina e o calor humano de alguns Brasileiros , tentar esquecer a esperteza saloia de alguns , a sacanagem de outros , recordar sempre o carinho com que o Fer fala do Brasil , apos la ter vivido uns anitos apos a conturbacao politica de Portugal apos a revolucao de Abril e o modo afavel como foi tratado no teu Brasil natal .
    Isto eh um assunto que tem muito que se lhe diga ... como tb te disse ontem neste grande Canada tu fazes parte do grupo restrito de Brasileiras de quem muito gosto , logo tu sendo Canadiana , Brasileira , Portuguesa ou o diabo mais velho , o que conta para mim eh que es boa pessoa , daquelas q merecem um P maiusculo !
    como tal um beijo grande e muito Sol na vossa vida

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...