Eu ainda estranho um pouco esta história das aulas terminarem no meio do ano. Pra quem não sabe, o ano letivo aqui no Canadá começa em setembro e termina em junho. O mais engraçado é a professora dizendo:
- No ano que vem blá blá blá...
Mas ela está se referindo a setembro e as vezes eu fico com aquela cara de ponto de interrogação, rs.
Bem, o saldo este ano nesta área foi 10. O Eduardo se adaptou super bem à escola, todo mundo o conhece e o desenvolvimento dele foi maravilhoso. É bem verdade que ele ainda é um pouco imaturo e na minha opinião o senior kindergarten teria sido mais adequado a ele do que o grade 1. Como ele nasceu no dia 14 de dezembro de 2003, foi para o grade 1. Se tivesse nascido dia primeiro de janeiro de 2004, teria feito o senior kindergaten. Foram apenas 15 dias que o fizeram ir para um ano à frente. E para completar, a questão da lingua que dificulta tudo.
De repente, ele foi colocado em um ambiente em que se fala outra lingua e, alem de ter que aprender a falar, teve também que aprender a ler e escrever nesta outra lingua. E mais, esquecer o que já tinha aprendido antes em portugues porque a lógica é bem diferente, rs. E pra minha surpresa, ele tirou tudo de letra, sem estress, se divertindo e achando tudo muito legal.
A escola teve uma participação importantíssima nisso tudo. Além de ter um acompanhamento por uma professora de ESL (english as a second language), o Edu ainda participou de um programa chamado Reading Recovery. Apesar deste programa ser indicado para crianças que tenham dificuldade em leitura e redação, a professora do Eduardo o indicou para participar e foi maravilhoso. Por coincidencia, a professora do Reading Recover fala um pouco de portugues e pode ajuda-lo em algumas palavras que ele não entendia o significado, rs. Todos os dias ele tinha 30 minutos de aula particular com ela e trazia algumas atividades para fazer em casa. A participação dos pais neste programa é fundamental, porque precisamos auxiliá-los nas atividades que eles trazem pra casa.
Uma coisa que descobri foi que meu sotaque ou pronuncia errada não atrapalham em nada o aprendizado do inglês das crianças. Ao contrário, eles aprendem a falar corretamente a ainda me corrigem, rs.
A diretora da escola é super acessível, aliás, ela é a primeira pessoa que vc encontra quando entra na escola. Para os pais dos alunos, não precisa marcar horário, preencher formulário ou ficar sentado na ante-sala duas horas para conseguir conversar com a acessora da diretoria, rs. A porta da Principal, está sempre aberta e eu posso ir falar com ela quando quiser e, sem marcar. Todos os funcionários sempre foram muito disponíveis, atenciosos, preocupados com o bem estar do Edu e o nosso. Dentro daquela escola nos sentimos sempre em casa.
Aqui eles levam ao pé da letra esta história de escola pública. É de graça mesmo!!!, rs. Vcs não imaginam a quantidade de material que o Eduardo usou na escola neste ano letivo. Não tenho mais onde colocar tantas atividades que ele fez na escola e em nenhum momento me pediram nada. Não tem aquela história de 500 folhas de sulfite que se entrega nas escolas brasileiras e nunca se entende em que foram usadas, rs. Na antiga escola do Edu, até copo para as crianças beberem água eu tinha que mandar (500 pra ser bem exata, e haja sede,rs). È contra lei, eu não era obrigada a levar, mas se vc não leva seu filho pode sofrer constrangimentos na escola.
E se por um lado é tudo muito simples, sem ostentação nenhuma, por outro é tudo de muita qualidade.
As crianças levam pra casa 1 livro de classe todo dia e vão à biblioteca uma vez por semana, onde podem pegar até 3 livros que ficarão a semana inteira em casa. Somado aos livros que temos aqui, foram muitas e muitas leituras, muitas histórias, muito tempo de dedicação dos pais.
E é isso: a escola aqui exige muita participação da família na vida escolar. Sem contar as dezenas de atividades organizadas pela escola em que eles pedem voluntariado. Sim, voluntariado é super importante também e a escola está sempre pedindo.
Também fizeram varios passeios, mas nada de onibus de excursão super luxuosos e convites caríssimos. Os passeios são feitos com os onibus escolares (aqueles amarelinhos de filme americano) e não custam mais do que 5 dolares. Foram varias oportunidades de conhecer lugares diferentes e com preços acessíveis a todos os alunos. Sem contar que sempre tem algum tipo de subsidio para aqueles alunos mais carentes.
Enfim, o ano letivo terminou e agora vamos começar a nos preparar para as mudanças. E quantas mudanças, rs.
Em setembro teremos Eduardo no grade 2, Helena no junior
kindergarten, Luísa Elena (minha filhinha alemã) no grade 11, casa nova e tudo acontecendo ao mesmo tempo. Já estou pensando em mudar o nome do blog para Paulatinamente, quem sabe as coisas não passam a acontecer uma de cada vez, rs.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Uhuuu!!! "Vamo que vamo"!!!! Não se preocupe, é só a vida acontecendo.... Bjs
ReplyDeleteParabéns pro Edu!Sabemos q não é fácil passar por tudo isso e alcançar um excelente desempenho.
ReplyDeleteDesejo a vcs um Happy Summer! Que tudo ocorra bem nas próximas mudanças.
Abração, Neuzinha
Parabens pela casa nova!!! Mudanca sempre é bom n a vida da gente, é como começar de novo com o pé direito..
ReplyDeleteBjs
Oi Mari!
ReplyDeleteEu tb me embanano toda com esse papo de setembro ser ano que vem!!
Parabéns!!! Casa nova?! Mas vão continuar pela vizinhança?
Adorei o nome da sua "filha" nova! Os nomes das pequenas foram em homenagem a ela?
Bjos
Que ótimo ver sua meninada dando show na escola. Espero que nossas duas princesas também consigam ir bem quando as aulas começarem em setembro.
ReplyDeleteE a vida segue...
Que bom que ele se adaptou tao bem neh? Noticias otimas, fiquei bem feliz.
ReplyDeletebjs