Eu já ouvi dezenas de vezes a frase: " se o homem veio do macaco porque não tem mais macacos virando seres humanos"???
Simples: porque Charles Darwin nunca disse isso!!!
A teoria da evolução acredita que todos os seres vivos têm ANSCESTRAIS COMUNS. Isto significa que em algum momento houve uma determinada espécie animal cujos indivíduos evoluiram diferentemente: alguns acabaram evoluindo através de varias gerações para o que hoje nós chamamos de macacos e outros individuos daquela mesma espécie acabaram evoluindo em varias gerações para seres humanos.
Da mesma forma os cães teriam anscestrais comuns com os lobos e coiotes, por exemplo. E os gatos teriam ascestrais comuns com outros felinos.
Dentro da própria espécie humana muitas alterações foram aparecendo no decorrer do tempo como uma forma de se adaptar ao meio ambiente onde se vive. Seria esta a explicação porque as pessoas que viviam em lugares mais frios eram mais brancas e as pessoas de lugares mais quentes começaram a produzir mais melanina para protege-las do sol forte. Se pegarmos qualquer população que tenha ficado isolada por muitas gerações em um mesmo meio ambiente percebemos que os individuos desta população apresentam certas características físicas semelhantes, ou seja, houve uma adaptação para se viver melhor neste local ou sobreviver nele.
Segundo a teoria da evolução todos os seres vivos continuam evoluindo constantemente, mas estas mudanças são lentas demais para conseguirmos perceber em poucas gerações. Tudo é tão lento que os seres humanos, mesmo possuindo características físicas muito distintas, ainda pertencem à mesma espécie.
Então eu estava conversando com uma amiga muito querida, mas que discorda da teoria da evolução e ela me contou que quando trocou os dentes, as presas simplesmente não nasceram. E eu não pude deixar de brincar com ela... é um absurdo eu ter uma amiga mais evoluída do que eu e ela simplesmente dizer que não aceita esta teoria, comprovada "cientificamente" nela.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
haha eu sou mais pre-historica...tive os 4 dentes cisos! =) bjs!
ReplyDeleteEu tb e eles ainda estão aqui. No futuro, quando encontrarem meus fósseis vão dizer: este aqui não era tão evoluído ainda...
ReplyDeleteMuito interessante!!!
ReplyDeleteBeijos pra vc!!!
Bota evoluida nisso. Eu tive todos os 32. Ou seja, super ultrapassado.
ReplyDeleteE a vida segue...
Uma sugestão de leitura: The Darwin Myth: The Life and Lies of Charles Darwin, by Benjamin Wiker
ReplyDeleteBom, acho que ninguem mais duvida que a teoria do Darwin teve furos. Mas tudo tem que ser visto no contexto da época, apesar de contemporaneos, os estudos de Mendell só foram revelados depois da morte do Darwin. E os dois de forma alguma sonhariam com a revolução que aconteceu na segunda metade do século XX na biologia, com DNA, manipulação genética, criação de espécies, tissue engineering, etc.
ReplyDeleteE é lógico que daqui há cem anos alguem vai estar se divertindo com o conhecimento científico que temos agora. Com certeza novas teorias surgirão e conseguirão explicar mais um pouquinho os fenomenos que acontecem no universo, mas a única certeza que podemos ter é que jamais iremos retroagir duzentos anos no nosso conhecimento científico. A alquimia, por exemplo, vai ser sempre estudada nos livros de história, mas nunca nos de química.
Mas o que mais me surpreende de tudo isso é porque a teoria da evolução e em maior escala todo o desenvolvimento científico dos últimos 200 anos está sendo discutido atualmente de um ponto de vista religioso. Ciencia é ciencia e religião é religião. São coisas distintas e de nenhuma maneira incompatíveis. Existem pessoas cultas que acreditam em Deus e que não acreditam, e também existem pessoas sem conhecimento científico nenhum religiosos e ateus.
O problema é que, depois de tanto tempo, o principal fenômeno, que é a Vida, até hoje não foi explicado pela ciência (dos ateus).
ReplyDeleteMas concordo contigo com relação a religião. Creio que foram poucas as pessoas que leram o último capítulo do livro sobre a "Origem das Espécies" segundo Darwin. Ele mesmo se questiona, expõe suas incertezas, mas os ateus transformaram sua teoria numa religião. Realmente, isso não é ciência.
http://www.youtube.com/watch?v=vmYfNBHtZM4
Caro anonimo,
ReplyDeleteeu tenho uma grande convicção que a ciencia nunca vai explicar o principal fenomeno, que é a vida. E esse nem deve ser o objetivo da ciencia. Como a religião nunca vai explicar como se calcula uma coluna de destilação, o que não deve tambem ser o objetivo da religião.
É obvio que Darwin tinha dúvidas: não existe pesquisa científica sem dúvidas e por mais que se tenha testado, observado e tentado criar uma teoria, o resultado continua sendo uma teoria. No entanto, com o conhecimento que temos hoje na química, na física e na biologia, dá pra se dizer que ele não estava totalmente errado. Apesar das falhas, certamente esta foi a explicação mais coerente e acredito que a mais próxima do que realmente acontece.
ReplyDeleteDizer que a ciência é dos ateus é uma boa maneira de afastar muita gente da ciência, do conhecimento, dos questionamentos.. Por outro lado, querer que as pessoas acreditem e pronto, sem questionamento algum é uma boa maneira de afastar muita gente da religião. O homem precisa de lógica e a ciência consegue dar a ele esta logica.
Quando a gente se prende à verdades absolutas e não abrimos a nossa mente para outros caminhos possiveis, a gente perde o foco do que é relevante e convencer os outros da nossa verdade passa a ser o mais importante.
O problema da religião é que ela se sustenta no não questionamento: as pessoas acreditam e pronto! E quando de alguma forma uma religião não se molda às suas necessidades as pessoas simplesmente mudam de religião.
A ciência nunca conseguiu explicar a vida e talvez nunca consiga, mas foi através desta procura por explicações que hoje temos tanto conhecimento sobre a humanidade e tanta tecnologia à nossa disposição. Foram pessoas que se questionaram, que observaram o que acontecia ao seu redor e assim, deram suas contribuições para tudo o que sabemos hoje. E muitas outras pessoas estão por aí, questionando e tentando obter respostas. Muitas destas respostas também não me agradam. Ahhhh como eu queria que a ciência falasse o que eu espero ouvir, mas nem sempre acontece.
Muitas coisas em que acreditamos hoje, certamente vão cair por terra no futuro, mas sempre algum conhecimento novo vai surgir, seguido por milhões de perguntas.
Eu não peço que acreditem em mim, peço apenas que as pessoas não tenham medo de se questionar e procurar respostas para sua propria vida. Se deus criou o homem, em algum momento a ciência vai provar. Não sei porque as pessoas temem tanto!
Uma vez, quando eu era adolescente o meu pai estava fazendo um raciocínio altamente filosófico semelhante a esse, sobre a vida, de onde viemos, para onde vamos...etc, então ele observou a minha cara de tédio e perguntou se eu não me preocupava com isso tendo ficado chocado com a minha resposta:
ReplyDelete- ah...eu não...não vou conseguir resolver esse problema mesmo.....
Eunice (irmã do Sérgio)