Jul 30, 2011

Hora de ensinar organização!!!

Muita gente acha que eu sou muito "permisciva com meus filhos: dou muita liberdade para eles falarem, decidirem coisas e participarem de conversas de adulto. Eu acho que sou mesmo e de certa forma esta é a proposta. Eu quuero sim que eles tenham voz ativa na decisões, que aprendam desde cedo a escolher entre todas as opções e que tenham liberdade de me falar sempre o que estão pensando ou sentindo.

É claro que muitas coisas eu decido sozinha, até porque eles ainda não podem tomar algumas decisões, mas normalmente eu pergunto o que eles querem, do que gostariam, ou dou algumas opções para eles pegarem uma. Não é facil na cabecinha deles porque muitas vezes eles querem tudo e sofrem muito quando têm que abrir mão de algo que realmente gostam para ficar com outra coisa que gostam muito também. Mas infelizmente eles precisam aprender estas coisas.

Mas por mais que eu tente ensiná-los a se virarem sozinhos, o meu lado "mãe brasileira" as vezes toma conta das minhas ações e aos poucos eu estou percebendo que tem muito da mãe brasileira agindo na educação das crianças. Por mais que eu tente fazer diferente, eu acabo não tendo muita paciencia de esperar o tempo deles para fazerem as coisas ou para aprenderem a fazer do jeito que eu acho certo. E que tem acontecido... eu me sobrecarrego juntando brinquedos, organizando roupas, preparando as refeições e muitas vezes tendo que dar na boquinha de todo mundo porque eles estão mais preocupados com o desenho animado ou combunando o que vão fazer após o almoço e não podem perder tempo levando o garfo até a boca.

O fato é que as férias acabam se tornando super cansativas porque eu quero fazer tudo e ainda dar atenção aos três, cada um com as necessidades da idade e fico super frustrada por não conseguir me dividir em tantos pedacinhos :(

Enfim... catástrofe!!! Eles não desenvolvem os skills que eu gostaria que tivessem, eu não dou conta de fazer tudo o que gostaria, eles se frustram porque ficamos todos entediados e mau humorados porque as coisas não saem exatamente como a gente queria e por ai vai, rs...

Pensando nisso, estas ferias estou tentando fazer as coisas um pouquinho diferentes. A casa coitadinha está pagando um pouco o pato porque está meio abandonada na sua bagunça perene. Ao invés de dias de limpeza, eu tenho feito pequenas organizações diárias que não aparecem mas que efetivamente me ajudam a ter menos trabalho. Ao mesmo tempo estou dando pequenas tarefas diárias para as crianças que não as sobrecarregam, me ajudam muito e ainda desenvolvem nelas certos skills que eu acho super importantes.

Em doses homeopáticas eles estao aprendenndo a organizar o proprio quarto, arrumando as camas, guardando as roupas que largam jogadas e juntando os brinquedos. Após as refeições eles ajudam a tirar a mesa e de vez em quando passam o aspirador no chão. E cada um guarda a propria roupa que eu lavo e dobro. Apesar de não ficar exatamente como eu gostaria, tem sido muito interessante ver o que cada um enxerga como organização, rs. E neste momento eu quero apenas que eles aprendam a cuidar das proprias coisas.

Estou montando também um calendário para ensina-los a se organizar no tempo. A princípio vamos anotar no calendario as datas de entrega dos livros da biblioteca e com o tempo eu vou inserindo outras coisas para eles sozinhos se organizarem com datas e compromissos. Vamos ver no que estas ideias vao dar.

O mais dificil na verdade é a mãe se organizar para conseguir fazer todas estas coisas com eles, ensinando como tudo funciona, mostrando os "segredinhos" sem fazer tudo por eles ou deixa-los fazer de qualquer jeito só pra ir brincar. Mas também não quero que estas atividades se tornem um fardo e que eles passem o dia inteiro enrolando para fazer as coisas e não consigam brincar.

6 comments:

  1. Mari, segundo algumas amigas eu sou uma mae brasileira, mas com uma mente muito alema. Aqui eu tenho regra pra quase tudo e ensino às crianças que quanto mais eles puderem fazer e serem independentes, mais tempo eu terei para eles e nao ficarei sobrecarregada e mal-humorada, por ter que fazer tanta coisa em casa. Minha mais velha de 7 já entendeu a idéia e tem sabido exercer suas funçoes com muito engajamento, o mais novo ainda depende muito de mim, mas já dá os seus primeiros passinhos.

    Acho muito legais as suas idéias. Vai fundo que é assim que funciona mesmo!

    Claudia

    ReplyDelete
  2. Pois é, Claudia,

    estou tentando convence-los desta ideia!!! A Helena que esta com 5 anos e meio já entendeu o negocio e tem colaborado muito, mas o Eduardo que tem 7,5 ainda esta resistindo, rs. Estou concentrando meus esforços nele e na Luisa... vamos ver..

    ReplyDelete
  3. Adoro o jeito que vc educa seus filhos, rs. Parabens.

    A Victoria leva o proprio prato, talheres e copo pra pia (raspa o prato antes), coloca roupa suja no lugar certo e dobra roupas tbem. Fica bom do jeito dela? Nao, mas ela faz e nem ligo. Ateh dorbar meia ela dobra direitinho, rs. Ah, alem de me ajudar a lavar louca.

    Bjs e continue assim que da certo!

    ReplyDelete
  4. A teoria é ótima, Flavia, mas nem sempre a pratica funciona. O pior é que a culpa geralmente é minha. Mas estou tentando me disciplinar para mante-los na rotina.

    ReplyDelete
  5. Oi Mari,
    Aqui no Brasil estamos acabando as férias de Julho, e foi bem cansativo... Estou no mesmo processo que vc em relação a participação das crianças na arrumação da casa. Tem dias que funciona, tem dias que vira um caos... Enfim, vamos levando. Me preocupo muito em ensina-los a cuidar de si mesmo.
    Meu maior problema sou eu mesma, tenho que me policiar para não fazer por eles as tarefas, quando estão brincando, ou demorando muito para fazer.
    Mas aos poucos vou verificando pequenos progressos, e isso anima um pouco.
    Beijos a todos.
    Lu

    ReplyDelete
  6. Eu tb sou o maior empecilho para o desenvolvimento deles. Não posso reclamar da boa vontade deles para participarem das coisas, mas muitas vezes eu acabo pondo tudo a perder.

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...