Pra brasileiro o ato de lavar roupa é a coisa mais simples do mundo, né?? Vc pega o cesto de roupa, leva pro tanque e pronto: lava!!! Na máquina ou na mão, o fato é que todo mundo tem uma lavanderia em casa, nem que seja a beira do rio e depois, pendura tudo no varal e o sol que se vire pra secar.
Aqui no Canadá a coisa não é tão simples assim!! Não é nenhum absurdo por aqui um apartamento simplesmente não ter lavanderia e vc ter que lavar a sua roupa fora de casa, em uma das coin laundries (são máquinas que funcionam quando vc coloca uma moeda). Em muitos apartamentos e casas a coisa funciona assim.
Quando chegamos aqui, nós quase alugamos um basement de um casal portugues muito simpático. Ninguem queria alugar para nós e já estavamos meio desanimados, mas o detalhe era que para usar a lavanderia dele teriamos que usar moedas também. E dá pra entender até a posição dele: imagine quanto de energia elétrica que uma família com 3 crianças não gasta de energia elétrica secando roupas.
Em muitos prédios existe uma lavanderia comum por andar ou uma só, para o predio todo. Não sei bem como funciona, mas quando fui para Atlanta, nos EUA, o esquema era esse e funcionava bem, mas a trabalheira era enorme. Tinha que descer até a lavanderia, pegar o carrinho para colocar o cesto, descer de novo com a roupa e ficar lá embaixo esperando tudo ficar pronto. Eram 3 máquinas de lavar e três de sacar e sempre tinha alguem usando.
O bom mesmo é vc ter a lavanderia dentro da sua casa. No primeiro apartamento que moramos no Canadá tinhamos uma portinha perto do quarto das crianças onde ficavam a máquina de lavar roupa embaixo e a secadora em cima. Era super prático, mas varalzinho nem pensar.
Em seguida alugamos uma casa com dois basements alugados embaixo. A lavanderia era grande mas não era "terminada" com eles chamam aqui. Isso significa que as paredes não são rebocadas e o piso é cimentado. Em um dos basements morava uma moça sozinha e no outro morava um casal. Não era muito complicado se organizar para usar as máquinas mas sempre tem aquela história de não poder lavar a roupa a qualquer horário. Não é a melhor das situações...
O fato é que lavar roupa, que é uma coisa tão obvia no Brasil, aqui no Canadá pode ser meio problemática quando vc pensar que temos um inverno longo com temperaturas abaixo dos 10 graus por no mínimo uns 6 meses. Então, pra quem vem morar no Canadá, alem de todas as preocupações que se deve ter normalmente para se alugar uma casa, é preciso perguntar: " e a lavanderia?" porque pra muita gente ir lavar roupa pode significar uma longa caminhada carregando uma mala de roupa suja e muito tempo de espera.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
caramba, nao sabia que ai nao é costume ter a maquina de lavar roupa em casa. Aqui a maioria tem no banheiro e se o predio é mais antigo tem uma salinha no porao onde cada um pode botar a sua maquina e lavar la. Pra secar tb é uma tragedia no inverno, mas pelo menos as secadoras automaticas ajudam um pouco. bjs!
ReplyDeleteÀs vezes eu acho que sou meio anormal por não me importar com a lavanderia compartilhada.... Não sei se eu vou mudar de idéia quando eu tiver uma no apto ou em casa, mas hoje eu adorou poder lavar 3 ou 4 máquinas de uma vez, e secar tb. Talvez o segredo seja visitar a lavanderia e ver a quantidade de máquinas disponíveis - aqui no meu prédio tem umas 50 máquinas entre lavadoras e secadoras e é bem dificil nã ter máquinas livres.
ReplyDeleteSem contar que o basemant eh um gelo no inverno! Ficar na lavanderia de castigo no frio nem pensar! Ter a propria lavanderia eh tudo de bom!
ReplyDeletebjs
Cristine
Com certeza poder lavar varias maquinas de uma vez é muito bom Claudia. Imagine que eu lavo roupa varias vezes por semana porque com tres crianças tenho muita roupa e tenho que ir lavando aos pouquinhos. Mas o bom é que também posso largar a roupa lá na maquina por algumas horas se estou muito ocupada, Não preciso ficar ali esperando ela fazer o trabalho dela. O bom é que a gente se adapta a tudo, né? E se não tem outra alternativa neste momento o negocio é ver o lado bom das coisas. Tudo sempre tem uma vantagem.
ReplyDeleteCristine, o basement é um gelo mesmo. O meu é o melhor lugar da casa pra ficar no verão, mas no inverno é uma tristeza ficar lá dobrando as roupas. Muitas vezes eu lavo tudo e venho sobrar na sala ou nos quartos.
uma coisa é fato...ai vc jamais vai caber a expressao: ´´roupa suja se lava em casa´´rsss né? bjs.
ReplyDeleteLi seu post e lembrei de por as roupas na secadora. Hehehe.
ReplyDeleteE a vida segue...
Muito bom o post. São dicas valiosas para futuros imigrantes, ainda mais com esse monte de filhos que temos.
ReplyDeleteDá pra entender porque, nos filmes, mostra o povo lendo livros na lavanderia... Pensando bem, pode até ser um momento de descanso da anarquia da criançada... rsrsrs.
Beijos,
Lu
Com certeza estes momentos na lavanderia podem ser agradáveis para pensar na vida ou ler um livro longe das crianças. O problema deve ser quando temos que levar as crianças, rs.
ReplyDeleteÉ verdade, com as crianças deve ser um terror. Quase igual uma viagem de ônibus de 5 horas, com todos eles, sem marido, para o interior de São Paulo, durante o dia! Ninguém merece!
ReplyDeleteTambém tava pensando que a lavanderia deve fazer falta para outras coisas, como por exemplo, o local de deixar as bugigangas "depois eu penso o que eu faço com isso". E eu sempre tenho dessas coisas aqui... rsrs
Bom quando a lavanderia fica nos apartamentos não dá pra colocar nada. Geralmente é uma portinha com o espaço para a maquina de lavar e a de secar em cima. Nem um armariozinho é possivel.
ReplyDeleteNas casas nós temos o basement. O meu é o que eles chamam finished ou seja, foi todo rebocado, tem piso e da pra usar como quarto, sala ou mesmo alugar. Boa parte das casas não tem o basement finished mas é uma espaço maravilhoso para guardar as quinquilharias que todo mundo acumula. Na minha lavanderia, tem varios armarios também onde escondo um monte de bagunças. Alias, o antigo morador desta casa foi um anjo neste quesito, ainda tenho armários vazios ou subaproveitados.
E normalmente os predios têm também um "locker" que é tipo uma portinha perto das garagens onde cada apartamento tem um espacinho fechado com tela e cadeado para guardar suas bagunças. Não cabe muiiiita coisa, mas já ajuda muito. Vou procurar umas fotos destes lugares para vc conseguir visualizar. bjs
Eu fiz questão de alugar um apto com lavadora e secadora no próprio apto. Como diz um amigo nosso, esse negócio de lavanderia compartilhada só é bonito no Friends!
ReplyDeleteEm muitos lugares de Toronto é muito comum a casa não ter lavanderia. São casas antigas e agora fica caro instala-las. Além disso, nesses bairros, é muito comum sobrados em que os andares são alugados para famílias diferentes.
ReplyDeleteQuanto a não ter lavanderia no apartamento mas ter no prédio, não acho tão mal.
Agora ter que sair de casa para lavar a roupa eu acho um problema sim. Principalmente no inverno.
Eu sugiro, para evitar surpresas, que todo imigrante recem-chegado cheque como que é a lavanderia, antes de fechar um contrato de aluguel.