Oct 7, 2011

Foi sem querer querendo...

Luisa e Helena estão fazendo aulas de sapateado!!! Quando na minha vida eu iria imaginar minhas filhas com aquele sapatinho, correndo pra lá e para cá, fazendo barulho na casa inteira??? Mas elas estão amando esta história e treinam a semana inteira em todos os comodos da casa, rs.

Como em todas atividades por aqui, as crianças sempre ganham um adesivo após o término da aula. Pra resolver este problema eu comprei um album de fotografia para elas colarem as dezenas de adesivos e os tres amaram a ideia!!!

Na última aula, a professora tinha dois tipos de adesivo: um de halloween e um outro de abelinhas. Os dois eram lindos e imagino que tenha sido bem dificil para as meninas escolherem qual elas Então a Luisa sai da aula com um de cada e a Helena explica que a Luisa tinha 2 porque a professora não tinha visto.

Na hora eu pensei no pior: que ela tinha pegado escondido nas coisas da professora ou algo do gênero. Fiquei furiosa mas tentei nao demonstrar minha raiva. Só me abaixei e fui conversar com a Luisa. Perguntei o que tinha acontecido (aiii como é bom ter um código secreto!!!) e ela me explicou:

A professora deu um adesivo pra ela e depois foi dando uma para cada menina. Quando terminou, ela já havia se esquecido da Luisa, ofereceu outro e a Luisa aceitou. Foi um equívoco da professora, mas a Luisa sabia muito bem que não deveria ter aceito porque eu percebi que ela não estava muito confortável com os dois adesivos.

Depois desta historia eu fiquei super feliz e aliviada: primeiro porque não foi exatamente um roubo, foi mais aquela historia da ocasião propicia. Mas principalmente fiquei feliz de ver que ela tinha consciencia de que fez algo errado e ficou meio constrangida com isso. Se ela tivesse super feliz com seus dois adesivos eu imagino que eu teria um problema.

E o que fazer??? De alguma forma eu tinha que mostrar a ela que aquela atitude não foi legal.

Fui até a sala de aula, mas já tinha começado a aula da proxima turma. Não era motivo para interferir... Com adrenalina meu cérebro funciona suuuuuuuper bem!!!

Conversei com a Luisa sobre a consequencia do gesto dela: como ela estava com dois adesivos, alguma criança da outra turma provavelmente ficaria sem adesivo. "Imagine vc terminar sua aula e não ter um adesivo pra vc???" eu disse. Eu sei, eu sei... não era exatamente verdade, mas poderia ser em outra situação.

Então decidimos que ela devolveria o adesivo para a professora e como a aula ja tinha começado e nao dava para interromper, nós fomos até a secretaria entregar o adesivo para a secretaria e ela o devolveria para a professora.

Encontramos na secretaria um mocinho de uns 18 anos, que cuida da parte de informática. Ele ficou me olhando com uma cara de dúvida engraçadíssima enquanto eu explicava o engano da Luisa. Até que eu dei uma piscadela pra ele e ele disse:

- Ahhhhh, entendi!!! Claro que eu vou entregar o adesivo para a professora. Obrigada por ter trazido de volta, a professora ia mesmo precisar dele..

Claro que ela ficou super chateada, teve dificuldade em escolher qual dos dois ela queria, entregou o adesivo com a maior pena e eu fiquei morrendo de pena tambem!!!

Mas poxa, era apenas um adesivo bobo, uma coisa sem valor nenhum. Mas tenho certeza que apesar do pequeno valor do adesivo, algo ela aprendeu nesta historia que vai ser muito importante pra vida dela.

6 comments:

  1. Mari,
    Vc podia inventar uma tecla "like" depois de cada post do seu blog, igual no Facebook. Assim fica mais fácil qdo a gte gostar, mas estiver com preguiça de comentar... Como agora! hahaha

    Bjo

    ReplyDelete
  2. Mari,
    Coisas de criança... imagino a situação. Eu também já passei por algo similar quando era criança. Achei que foi muito boa a conversa que teve com ela. Apesar de ser um simples adesivo, com certeza ela aprendeu um tanto sobre o que aconteceu...
    E que linda suas meninas fazendo sapateado.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. que bom que ela mesma ja sabia que a situacao estava errada. Na hora da uma pena mas acho que assim ela tb aprende a fazer a coisa certa ;) mesmo que no começo seja duro. Nao sei se nessas horas seria bom dar uma "recompensa" pra ela?! Tipo comprar um adesivo extra? Ou fazer algo que ela goste pra associar um ato bom a algo prazeroso. Bom, nao sei se seria certo, pq nao sou pedagoga =) bjs!

    ReplyDelete
  5. Nao sei mikelli a respeito da recompensa. Eu sempre tento mostrar que temos que fazer a coisa certa porque ela é certa e não pra ganhar nada em troca. Tenho medo das barganhas porque elas podem se tornar uma armadilha. Mas de qualquer forma, vou escrever sobre isso pra questionar a mim mesma e ver as opinioes.

    ReplyDelete
  6. adorei sua idéia.

    olha, uma mae aqui tem uma filha q coleciona adesivos. ela comprou aqueles envelopes de plásstico para organisar pastas (material de escritorio) e folhas de plástico. daí dá para colar e depois retirar e trocar rsrsrs a filha dela tem uma colecao enorme de adesivos rsrsrs
    bj

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...