Feb 8, 2012

O dilema das sacolinhas plásticas

Eu tenho acompanhado pelo Facebook a indignação dos paulistanos por causa dessa lei da sacolinha plástica de supermercado e confesso que ainda estou indecisa se apoio ou não.
Aqui em Toronto uma lei parecida entrou em vigor em 2009. Por aqui, todo o comércio tem que vender as sacolinhas plásticas pelo valor de 5 centavos de dolar. No caixa, sempre se pergunta se vc precisa de sacolinha e quantas vai querer. Na maioria das lojas vc pode comprar as ecobags super coloridas, grandonas e que ironicamente foram produzidas na China (um país totalmente orientado para resolver os problemas de poluição do planeta!!! oi?).

Eu comprei em uma rede de supermercados aqui umas caixas plásticas com alças que são super práticas para carregar as compras, mas como são meio espaçosas eu as deixo sempre no porta-malas do carro e levo minhas compras soltas no carrinho. Outra opção super legal são as caixas de papelão que ficam em frente aos caixas nos supermercados No frills. Meu problema com as caixas de papelão é que meu latão de recicláveis está sempre lotado e estas caixas ficam semanas na minha garagem esperando um espaço vazio para serem descartadas, rs.

Logo que esta lei entrou em vigor por aqui, eu confesso que fiquei bem irritada. Muitas vezes nós rodávamos alguns km a mais só pra ir fazer compras na cidade vizinha onde as sacolinhas ainda são de graça. Mas com o tempo nós nos acostumamos tanto com a nova "ordem" que hj eu até dispenso sacolas plásticas quando vou para Mississauga.

Mas aqui em Toronto as coisas são um pouco diferentes: estas sacolinhas na verdade acabavam virando um problema em casa. Nós íamos ao supermercado, pegávamos um monte de sacolinhas e íamos acumulando em uma gaveta. De vez em quando colocávamos algumas dezenas em uma sacola só e colocávamos no lixo: assim, novinhas e tendo sido usadas apenas uma vez.

O desperdício é tão grande que as vezes as pessoas colocam um ou dois itens dentro da sacola porque eles são diferentes do resto da compra. E ainda hj, com a venda exigida, ainda acumulo sacolinhas plásticas que acabo pegando em Mississauga ou comprando em situações inesperadas.

Há quem diga que estas sacola não levam anos para serem degradadas e eu não tenho como provar que levam, mas ainda assim, são milhões de sacolinhas sendo jogadas no lixo sem nenhuma outra utilidade e sem necessidade. Se eu posso carregar minha bolsa para onde vou, porque é tão complicado carregar uma sacola de pano?

Ok, no Brasil talvez as coisas sejam um pouco mais complicadas porque muita gente atualmente usa essas sacolinhas de supermercado para acondicionar o lixo. Com a nova lei, estas pessoas vão ter que comprar sacos de lixo. O que vai surgir dessa história não se sabe, mas o brasileiro vai dar o seu jeitinho!!!

O fato é que as pessoas por si só não vão mudar seus hábitos: pelo menos não a maioria das pessoa!!!! Para se gerar mudanças infelizmente as coisas têm que começar por algum lugar e pode ser que as sacolinhas de supermercado sejam este começo.

O que me decepciona um pouco no Brasil é que todo brasileiro sonha em ver o Brasil no primeiro mundo, mas ninguem quer pagar o preço que o primeiro mundo paga. É tudo muito lindo, muito chique, muito melhor, mas no Canadá todo mundo é um pouco responsável pela riqueza do país.

Os impostos são altíssimos, a gente paga taxa de lixo, é obrigado a separar o lixo senão corre o risco do lixeiro não levar e não temos a menor chance de lei que não pega.

Por mais que eu concorde que é irritante saber que alguem está ganhando muito com esta história, eu também fico pensando em quanto o país vai ganhar. Será que mudar este pequeno hábito (de pegar um monte de sacolinhas no supermercado só porque é supostamente gratuita) e fazer um sacrifício mínimo não vai de alguma forma mudar alguma coisa para melhor?

Eu acho que sim!!! Hj, quando pego sacolinhas plásticas sinto até um certo peso na consciência. E não é pelos 5 cents que tenho que pagar, mas por saber que ela vai ajudar a encher o meu lixo.

E vira e mexe tem uma fulana com calcinha, tabua de carne, esmalte e outras coisas na mão, só pra não pagar 5 centavos, rs.

7 comments:

  1. morei 3anos na suiça e lá tbm nao tem sacolinha plastica, existe sacola de papel(ok, tbm prejudicial ao meio ambiente), mas me acostumei tao rapido ao costume de levar uma sacola sempre na bolsa, pq tbm essas sacolas de papel custavam 30centavos. hj no Brasil(ainda) tbm dispenso as sacolinhas. faz 3anos que voltei da europa e no começo qndo ia no mercado com minha bolsa de mercado as pessoas ficavam me olhando, provavelmente me achando uma ET por nao estar usando a sacolinhas plasticas.

    ReplyDelete
  2. Olha Lena que quase comecei a argumentar com o pessoal no facebook, mas achei melhor deixar de lado pois nao vale a pena. Concordo qdo vc disse, o brasileiro quer ser pais de primeiro mundo, mas nao quer pagar por isso, ai, nao tenho saco nao, acho muito ignorante isso.

    bjs

    ReplyDelete
  3. Oi
    Aqui na Alemanha também tem essa lei.
    Eu arrumei para mim uma sacola com rodinhas para ir no mercado.
    É super prática! Depois é só ir empurrando.
    Eu também morei um tempo no Canadá, em Halifax, e lembro que eu sempre tinha que comprar as benditas sacolinhas quando ia na Atlantic Superstore ou no Sobeys.
    tudo de bom para voce por ai!

    ReplyDelete
  4. Engenheira,

    eu moro atualmente em Halifax (sou o marido da Mari), mas o que eu tenho visto aqui é diferente. Ontem comprei no Atlantic quatro pacotinhos, eu ia leva-los até o carro assim mesmo. Mas quando a moça do caixa passou para ver o preço colocou em saquinhos, dois!!!
    Uma vez no Wal Mart aqui tambem, o rapaz do caixa usou tantos saquinhos que eu tive que interferir. Falei para ele que eram muitos saquinhos, dei uma rearranjada nas coisas e devolvi uns dez para ele.
    Bom, e agora eu tenho tres gavetas cheias de saquinhos de plastico, vou deixar para o futuro morador do apartamento, rs.

    E falando de Toronto, essa história de vender os saquinhos tem algo muito errado. As empresas pagam 1 centavo, vendem por 5 e estão embolsando o dinheiro. A Canadian Tire ficou tão revoltada com isso, que tá doando o lucro proveniente dos saquinhos para causas ambientalistas. Como a maioria das coisas aqui no Canadá as idéias são muito boas mas aí vem uma preguiça na hora de implementa-las, rs.

    ReplyDelete
  5. Olá!
    Gostei muito do seu post!
    Mostra bem um aspecto das diferenças entre as duas nações.
    Abraço

    ReplyDelete
  6. Mari, gostei do seu post! Nao tinha tempo de lê-lo. Eu vim pra Alemanha há 20 anos e aqui sempre se pagou pelas sacolinhas. Quando cheguei só se vendia as de pano que eu acho bem legais, pois você pode lavá-las. Hoje em dia existe essas de plástico, que como você disse, tudo produto chinês. Eu procuro reutilizá-las até rasgarem. Fica tudo na mala do carro, para quando for fazer compras e até se nao planejo que vou ao super e decido de supetao, as sacolas estao lá a mao. Confesso que me acostumei tao bem, que nao consigo imaginar um esquema diferente.

    ReplyDelete
  7. Toda mudança é complicada e é preciso um tempo para as pessoas se adaptarem. Com o tempo vamos encontrando alternativas pra tudo e, no caso das sacolinhas, hj eu adoro procurar modelos novos e já estou pensando em fazer as minhas proprias sacolas. O que os supermercados vão lucrar com isso, não me interessa, afinal eles sempre acabam lucrando de uma forma ou de outra. Mas eu me sinto bem em saber que não estou descartando centenas de sacolinhas plásticas todo ano na minha cidade.

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...