Estamos em Halifax há três dias aproveitando o march break. O Sergio conseguiu dois dias off no trabalho e então estamos podendo aproveitar bem o tempo juntos e matar as saudades. Eu imagino que ele nem vá sentir tanta falta quando formos embora visto a bagunça que fizermos no apartamento super organizado dele, rs. O apê é minúsculo e com três crianças trancadas aqui já da pra imaginar a bagunça.
Temos saído bastante, visitado todos os pontos turísticos e também alguns bairros residenciais para conhecer. Essa é uma mania que nós sempre tivemos desde que morávamos no Brasil: sair de carro meio sem rumo olhando os bairros, as casas, vendo as coisas que nos agradam e aquelas que não gostamos.
Tenho que dizer que minha primeira impressão da cidade não foi das melhores. Eu achei tudo muito antigo, diferente, mal cuidado. Acho que me influenciei um pouco pelos comentários que o Sergio fez da cidade e tambem por causa do dia horroroso. Estava um dia nublado, com céu carregado e aquela garoinha paulistana que eu sempre odiei. Sem contar que deixamos Toronto com 16 graus para aterrizar em Halifax com 4. O voo atrasou quase uma hora e já estávamos exaustos e famintos quando chegamos.
Aos poucos, porem, a cidade foi me cativando por coisas que os olhos não vêm mas que são faceis de perceber. SIM, as pessoas são muito mais amigáveis por aqui. Não houve um só lugar onde não fôssemos bem tratados, onde não estivesse todo mundo sorrindo. Ninguem buzina no trânsito, mesmo quando vc está perdido e não sai assim que o farol abre. Ninguem pula na sua frente para furar fila. Nenhum atendente te atende de mau humor ou chama o próximo enquanto vc nem pegou o seu troco.
Até para dar bronca as pessoas são gentis e educadas. A Luisa derrubou uma bandeira da Nova Scotia que estava na entrada do Museu Maritmo da cidade e o segurança alem de ter sido SUUUUUUPER gentil ao dizer que não podia mexer na bandeira, ainda agradeceu todo sorridente quando o Sergio colocou a bandeira no lugar.
Em um dos principais pontos turísticos também fomos surpreendidos com a simpatia deste povo. Chegamos quando o local já tinha fechado e o Sergio foi confirmar com o segurança se estava fechado mesmo. O segurança na maior educação explicou que havia fechado as 5 mas que amanha abriria novamente as 9 da manha. Então o Sergio agradeceu e explicou que amanha estou embarcando para Toronto logo cedo e... o rapaz abriu a porta para nós e disse: "vou do outro lado fechar o estacionamento e vcs podem entrar, quando sairem por favor fechem a porta que eu volto mais tarde para tranca-la."
Nestes poucos dias o que eu senti aqui foi que o ritmo da cidade é mais lento, mais tranquilo e as pessoas muito menos estressadas. As coisas funcionam como cidadezinha do interior.
E a presença do mar... bem o mar é fascinante... eu sou apaixonada pelo oceano e não tem como uma cidade a beira-mar ser feia. Sem contar os inumeros lagos que também cortam a cidade. Em todo lugar sempre tem um pouco de água refletindo as luzes da cidade: é lindo!!!
Hoje estamos completando o nosso tempo para nos tornarmos cidadãos canadenses. Foram três anos morando neste país, se adaptando, aprendendo e se apaixonando por esta nova vida que temos aqui. Mas hoje, eu acho que também reencontrei aquela imagem que eu tinha criado do Canadá, lá atrás, antes de ter chegado aqui: a imagem de canadenses super educados, simpáticos, prestativos, que nos recebem de braços abertos.
Há exatos três anos eu embarcava no sonho de morar no Canadá, deixando pra trás minha zona de conforto e encarando o desafio da imigração, indo realizar meu grande sonho. E hoje, me encontro aqui, em Halifax, dividida entre minha nova zona de conforto e a possibilidade de recomeçar num lugar genuinamente canadense.
Dificil decidir entre duas coisas que parecem tão boas!!! Ah se eu tivesse uma bola de cristal!!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Halifax é tudo de bom!
ReplyDeleteMorei aí em 2009!
bjs
Só uma explicação a respeito da bandeira. A bandeira tinha apenas 2m de altura!!! E a Luisa conseguiu derruba-la! E o funcionário do museu me elogiou porque eu fui muito agil e consegui pegar a bandeira antes que alguem corresse risco. Pode isso?
ReplyDeleteDesejo a vocês que o melhor ocorra. Se é para vocês morarem em Halifax, que vocês tirem o máximo proveito disso! Às vezes uma cidade menor tem lá suas vantagens.
ReplyDeleteSergio, pai e mae tem sempre que estar a postos mesmo! É cada episódio que acontece com as crianças, né?
Fiquei aqui pesquisando no google sobre Halifax e parece ser muito bonito.
Faz tempo q estou para comentar no sue blog, a final estou sempre passando por aqui! Parabens pelos 3 anos!!! Desejo que vcs encontrem respostas p suas duvidas e que em Halifax ou Toronto vcs sejam muito felizes :)
ReplyDeleteOi Mari e Sergio,
ReplyDeleteTambém procurei na internet imagens de Halifax e coisas a respeito, parece ser um lugar muito interessante, genuinamente canadense mesmo. Que bom que vcs curtiram a semana e sinceramente desejo o melhor pra vcs, o futuro é difícil prever, entre Toronto e Halifax... acho que vcs estarão bem servidos nas duas!!! Só fico triste, pois vcs irão quando estaremos chegando, faz parte, né?
Um ponto a favor de Halifax, ficou em quarto lugar no ranking das melhores cidades para se morar no Canada http://www.moneysense.ca/2012/03/20/canadas-best-places-to-live-2012/
ReplyDeleteAbracos,
Luciano.
Que bom saber que tem gente que está gostando de Halifax.Só de saber que as pessoas de lá são amáveis é tudo que precisamos qdo pensamos em i migrar.O que adianta uma mega cidade onde as pessoas não se entendem? Sonhamos sim com uma cidade acolhedora onde possamos criar nossos filhos. Dei uma boa pesquisada na internete e vi que os preços dos imóveis sáo bem interessantes. Já troquei,no meu processo, Vancouver por Halifax.
ReplyDeleteQue bom saber que tem gente que está gostando de Halifax.Só de saber que as pessoas de lá são amáveis é tudo que precisamos qdo pensamos em emigrar.O que adianta uma mega cidade onde as pessoas não se entendem? Sonhamos sim com uma cidade acolhedora onde possamos criar nossos filhos. Dei uma boa pesquisada na internete e vi que os preços dos imóveis sáo bem interessantes. Já troquei,no meu processo, Vancouver por Halifax.
ReplyDeleteQue bom saber que tem gente que está gostando de Halifax.Só de saber que as pessoas de lá são amáveis é tudo que precisamos qdo pensamos em emigrar.O que adianta uma mega cidade onde as pessoas não se entendem? Sonhamos sim com uma cidade acolhedora onde possamos criar nossos filhos. Dei uma boa pesquisada na internete e vi que os preços dos imóveis sáo bem interessantes. Já troquei,no meu processo, Vancouver por Halifax.
ReplyDeleteOlá Mari e Sergio, gostaria de entrar em contato com voces para saber se ja decidiram entre Toronto ou Halifax... eu estou na mesma situacao, moro em Toronto mas recebi proposta de ir pra Halifax... Por favor, entre em contato comigo (fabiolaort@gmail.com) ou me passem seu email pra gente converser? Muito obrigada!
ReplyDeleteOi gostei muito do seu post queria uma informação qual área profissão na categoria semi qualificados mão de obra profissionalizantes tem mais procura e também na cidade qual religião predominante ....muito obrigada
ReplyDelete