Uma amiga trocou de carro recentemente e agora tem DVD no carro. Segundo ela mesma me disse, ela estava louca para um carro com DVD para as crianças poderem assistir durante os percursos e não ficarem entediados.
Os filhos dela adoraram e os meus se animaram também. Os três vieram comentando sobre os tal DVD mesmo sem terem andado no carro dela ainda, rs.
E eu fiquei pensando no assunto. E fiquei observando o tédio das minhas crianças quando estão no carro.
Todo dia é a mesma ladainha: cada um tem uma coisa para levar para o carro: livros, bonecas, bolsas, óculos de sol, protetor labial, telefone celular... Os percursos que fazemos de casa pra escola, da escola pra casa, de casa para os esportes e vice versa, são momentos para eles fazerem alguma coisa. E eu me surpreendi nestas minhas observações de como eles usam a imaginação para passar o tempo.
Como os três usam buster, eles têm muita mobilidade para mudar de lugar no carro (eu tenho uma van com 7 lugares, ou seja, eles têm 5 lugares para se revezarem livremente. E eles mudam de lugar o tempo todo.
E conversam, e brigam, e contam historias da escola, cantam, leem uns para os outros, brincam de fazer de conta, brincam que estão no ônibus escolar (eu sou a motorista e todo mundo fala em ingles nesta brincadeira), prestam muita atenção no percurso e me fazem milhões de perguntas sobre tudo o que vêm e acontece no caminho.
Destes pequenos percursos muitas discussoes interessantes já surgiram, discussões estas que normalmente a gente continua em casa, procurando alguma coisa na internet sobre o assunto ou fazendo uma brincadeira com tintas para ver as cores primárias, secundárias terciárias: tudo porque eles estavam olhando pela janela do carro.
Muitas vezes eles brigam também, um mostra uma coisa e os outros choram porque não conseguiram ver. As vezes eu tenho que fazer o retorno porque todo mundo reclama que quer ver melhor algo que estava acontecendo "alí atrás".
Mas o fato é que prender a atenção dos 3 em um DVD talvez empobrecesse estes momentos, em que estamos obrigatoriamente juntos, sem ter como fugir um dos outros. E eu ainda não consegui me convencer de que seria bom para eles.
Por enquanto, a Helena leva o seu DVD portátil para o carro e eles assistem os filmes com o DVD no colo dela. A vantagem deste método é que eles têm tantas coisas para levar nas "viagens" que muitas vezes não sobra espaço para o DVD.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Mari,
ReplyDeletevocê é rica e ela é pobre - in my humble opinion.
Clara fica tonta se faz algo no carro, além de olhar pela janela, cantar, brincar, conversar. Ela nao lê, nao pinta, nao vê DVD, no máximo ela escuta alguma estória no meu iPod. Uma vez eu inventei de dar o iPad para ela, em questao de segundos ela falou que a barriga doia, nao deu tempo de parar o carro, a sujeira foi feia rsrs
Depois disso vamos inventando jogos, contando estórias, brincando e assim já conseguimos fazer um percurso de 11 h de carro, com pausas é óvio.
bj
Mari, eu também já me perguntei se valia a pena. Nós temos aqueles portáteis que você acopla no protetor de cabeça do piloto e co-piloto. Estes a gente usa bastante, mas somente em viagens longas. Por exemplo, fomos a Hamburgo na Páscoa e pegamos um trânsito horrendo na volta. As crianças viram uns 4 DVDs além das brincadeiras normais que fazemos no carro e foi muito bom. Senao acho a viagem meio estressante para mim, pois meus dois adoram brigar no carro. Eu também peguei um CD de trava-línguas em alemao na biblioteca que foi divertidíssimo e ainda o estamos ouvindo. Para distâncias curtas eles têm a bolsa do carro cheia de revistinhas da Mônica e Cebolinha e brinquedinhos com os quais brincam e se divertem. Nunca nem pensaram em pedir DVDs nestas horas. Eu procuro evitar muita TV e estimular a criatividade de inventar jogos. Ligar TV e botar DVD é medida de emergência quase.
ReplyDeleteAcho que você já sabe a resposta para a sua pergunta, né? ;-)
A sua apresentaçao na escola foi sobre a sua profissao. Qual é ela? Você trabalha aí ou quer voltar a trabalhar?
Um beijo
Claudia
Eu sou totalmente contra DVD no carro, exceto viagens longas. Os meus leem, brincam ou brigam no carro. Eh a hora que eles contam o que aconteceu com eles durante o dia.
ReplyDeleteAbracos,
Luciano.
Ai, nao sei... nunca fui muito a favor... eh uma escolha dificil.
ReplyDelete