May 6, 2012

Quem é quem?



A foto aí de cima foi pega na internet a partir das palavras-chave: toronto catholic school board. É uma foto de uma escola católica qualquer da cidade de Toronto no momento em que todos os alunos ficam em pé para cantar o Oh Canadá (hino nacional, cantado diariamente nas escolas canadenses antes do início das aulas).

Esta foto não é da escola dos meus filhos, mas não faz muita diferença, porque na verdade todas as escolas publicas e católicas aqui são assim: multi-raciais. E os pais destes alunos têm as mais variadas profissões.

Olhando estas crianças, nós podemos até tentar adivinhar de onde vieram seus pais, mas não temos como saber qual o nivel cultural e financeiro que eles têm. Certamente o pai de um deles trabalha na construção civil, outro pode ser médico, deve ter um que trabalhe com business ou marketing e talvez até tenha um engenheiro. A Luisa tem uma amiga cujo pai é bombeiro, e o pai de outra amiga é pedreiro, o pai de uma terceira tem uma funilaria e a mãe de uma amiga da Helena é enfermeira.

Apesar das escolas católicas só aceitarem crianças católicas ou filhas de pai ou mae católico, ainda assim, a variedade é grande. E nas escolas públicas o infinito é o limite, rs (tem até católico).

No início eu confesso que foi um pouco chocante! Eu sempre me lembrava de uma entevista do Raí (jogador de futebol) que foi jogar na França e se assustou quando descobriu que a filha dele ia estudar na mesma escola que a filha da empregada, rs. Infelizmente brasileiro não está acostumado com isso.

Mas quando eu vejo aquela criançada correndo no gramado da escola, todo mundo tão diferente e ao mesmo tempo tão iguais, tendo as mesmas oportunidades, eu sinto uma alegria enorme. É muito rico conviver com o diferente, mesmo no nosso caso em que todos são católicos.

4 comments:

  1. Muito interessante... Num país que está formando sua população como canadenses, parece que esse gesto patriótico é muito significativo. Mari, aproveitando, o que esses escolas católicas fazem de tão católicas para serem chamadas assim; o que diferencia estas das não católicas?
    Walter c. de Assis
    kikocavalcante@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  2. Esta lendo meus pensamentos, Walter???? Meu proximo post vai falar exatamente disso. Por que será que existem escolas católicas no Canadá???
    aguarde

    ReplyDelete
  3. Eu também quero saber! rs
    Mari, apesar de quase não comentar, eu fico sempre ligadinha no teu blog.
    Aprendo um monte aqui.
    Acho linda a sua família e apesar de ainda não ter filhos, eu adoro o modo como vcs educam suas crianças etc. Sem falar que me divirto tbém com as histórias.:D
    Super beijo.

    ReplyDelete
  4. :) Oi Mari, vcs (c/ Sérgio) sempre comentam sobre estas escolas e realmente as escolas católicas aí é um traço curioso do Canadá. Em alguma postagem do Sérgio no NORTH ele diz que poderia conseguir uma escola tão boa quanto o Sabin e grátis. Isso é uma loucura imaginar isso aqui no Brasil.
    Walter C. de Assis
    kikocavalcante@yahoo.com.br

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...