Aug 25, 2009

HSBC, cartão de crédito, cartão clonado

Mesmo antes de chegar em terras canadenses já estávamos sendo personagens pricipais da novela do HSBC. A nossa gerente no Brasil era muito educadinha, mas um tanto confusa e enrolada. Da nossa parte, éramos aqueles protagonistas que nem sempre fazem o que os mocinhos devem fazer e assim, acabamos deixando para abrir a nossa conta no Canadá algumas semanas antes de vir para cá. Tudo porque ainda tínhamos esperanças de vir transferidos pela empresa onde o Sergio trabalhava.

No final muitos desencontros aconteceram e quando chegamos por aqui descobrimos que estávamos na estaca zero em relação a nossa conta. Então fomos a uma agência em Mississauga e abrimos nossa conta na maior tranquilidade e já solicitamos um cartão de crédito. Depois de muitas idas e vindas, três meses se passaram e descobrimos que nosso gerente canadense era tão confuso quanto nossa gerente brasileira e que ele sequer fez o pedido dos cartões.

Pela primeira vez eu desci do salto por aqui e modifiquei o e-mail gentil do Sergio para um e-mail um pouco mais, digamos, enérgico... claro que tomando todos os cuidados para não dar motivos para um processo por parte dele, rs.

O fulano nem respondeu o e-mail, nem nos mandou o cartão, nem nada aconteceu e ficamos nesta situação por mais um bom tempo. No final do mês de julho, já morando em Etobicoke, nós resolvemos transferir a nossa conta para uma agência mais próxima da nossa casa. Conversamos com a gerente e ela foi um amor: tudo seria simples, facil, rapido e ficamos nos sentindo dois idiotas por não termos feito a mudança antes.

Depois de quase um mês na nova agência, os cartões não chegaram e novamente fomos procurar a nossa gerente. Eu cheguei na agência soltando fogo pelo nariz e apesar de ter sido muito educada, a atendente concordou em abrir a porta da agência já fechada para eu entrar, rs.

Encontrei a gerente, explicamos nosso problema e ela disse que foi algum engano e nos prometeu os cartões em 5 dias úteis na nossa casa.

Passados 15 dias (hoje) nós descobrimos que nosso cartão de débito estava cancelado porque estouramos o limite. Quando pegamos o extrato pela internet, qual não foi nossa surpresa quando vimos dois saques de 400 dolares cada um. Fomos para a agência voando e eu só pensando em tudo o que queria falar e como faria isso em inglês. Confesso que mais do que descer do salto, hoje eu estava pronta para atirar o sapato.

Entramos na agência e conversamos com a única pessoa que encontramos e que nos informou (bomba) que aquela mocinha gentil que nos atendia na verdade nem era gerente; nem imagino quem era ela. E pra completar, que ela tinha sido transferida para outra agência.

O Sergio mostrou a ela nosso extrato e ela foi chamar o "verdadeiro" gerente da nossa conta.

Infelizmente (ou felizmente, não sei) eu sou uma chorona de marca maior e esta informação me abateu demais. Eu fiquei me sentindo uma grande idiota, uma imbecil completa e comecei chorar compulsivamente. Eu não conseguia parar de chorar e comecei falar pro Sergio que aquilo não era justo, que eu não entendi porque eles estavam fazendo aquilo com a gente, que nós fizemos tudo certinho, que nós não merecíamos ser tratados assim, etc, etc, etc.

Acontece que moça que nos atendeu fala português (nao consegui descobrir de onde ela é) e é claro que deve ter entendido tudo que eu falei e veio tentar me acalmar, disse que tem acontecido muitas clonagem de cartão, que eles iriam devolver o dinheiro, etc...

Enfim, a maior confusão!!! Eu falando do cartão de crédito e da gerente e ela falando da clonagem.

Quando o meu "verdadeiro" gerente apareceu eu ainda estava de olhos inchados e então eles nos fizeram trocar as senhas e disseram que em dois dias úteis vão devolver o dinheiro para a conta.

Só que eu ainda estava engasgada. Não sei como nem em que lingua, mas expliquei pra ele toda a história do cartão de crédito e o quanto isto estava dificultando a nossa vida, afinal com esta história da clonagem, nós não tinhamos como comprar nada, né?

O que nós descobrimos? Nosso cartão está pronto desde junho e o "imbecil" de Mississauga não nos avisou. A "falsa" gerente mandou para nossa casa mas no endereço antigo, ou seja, ele foi e voltou. O nosso "verdadeiro" gerente ligou na agência antiga e descobriu que o cartão estava lá.

Quando ele nos perguntou se queríamos que ele mandasse para a agência de Etobicoke ou para nossa casa o Sergio me olhou e eu disse:

- Vamos buscar agora!

Saímos de lá e fomos direto para Mississauga pegar o cartão de crédito do Sergio, porque o meu não está pronto e eles vão mandar em 10 dias úteis, ou seja, até o final do ano eu também vou ter meu cartão de crédito.

PS: quanto a clonagem eles aconselham a sempre alterar as senhas e tomar cuidado quando for digitá-las por aí. O que é interessante é que só usamos o cartão em lugares aparentemente seguros e geralmente nós passamos o cartão nas máquinas.

O ponto positivíssimo desta história foi a reação do banco: eles nos asseguraram de imediato que seriamos ressarcidos sem nos causar nenhum tipo de constrangimento. Imprimiram o extrato de nossa conta desde nosso primeiro dia aqui e nós só tivemos que olhar e ver o que não tinha sido comprado por nós. De certa forma foi até legal porque vimos todos os nossos gastos desde que chegamos. Assinalamos as operações " do nosso clone" e assinamos embaixo.

Então fiquem alerta: tomem cuidado quando forem fazer comprar com cartão de débito e quando marcarem alguma coisa comigo: eu posso mandar o meu clone me representar.

15 comments:

  1. Mari,
    Nossa...a gente tambem deixou para abrir a conta do HSBC pouco antes de vir, pelo mesmo motivo de voces, mas ainda estamos esperando a resposta...ai qu agonia.
    Mas por sorte a conta de Calgary ja foi aberta, mas isto tudo por nossa insistencia ja que a gerente confusa da nossa agencia do Brasil passou o e-mail errado do meu marido e NUNCA ia chegar o mail para preencher os forms da conta Canadense.
    Agora estamos na espera do Kit boas vindas do HSBC Canada. Ate o momento nao recebemos o mail de boas vindas do nosso gerente canadense e eu estou pra ligar la no IBC do Brasil pra cobrar...afinal ja tem quase 2 semanas.

    Tudo de bom pra vcs!
    Bjs

    Danielle

    ReplyDelete
  2. safaaaaaaa mesmo !
    isso quase parece novela , mas novela daquela mexicana :)))
    nos temos a conta principal no RBC , e os investimentos e contas a prazo entre o teu banco e o TD , gosto bastante do RBC funcionam bem e claro q ha gente burra em td o lado, desisti de ir a um pq a funcionaria era tao arrogante q quase a mandei po raio q a parta , mas no geral funciona bem , os cartoes de debito de credito os investimentos , os poupanca reforma , etc etc, como o F. ja ca esta ha muitos anos as vezes de ferias em Portugal acha eh os Lusos complicadinhos , pois esta ja muito dentro de outro sistemabancario .Haaaaaaaaa e outra coisa : o banco onde tinhamos mais dinheiro era exactamente o teu e qdo da compra da nossa outra coisa o RBC ofereceu melhores condicoes e um juro bem baixinho , do qual depois te falarei via telefone ou e mail ou se Deus quizer pessoalmente qdo comprarem a vossa primeira casa por ca.
    Nao te apoquentes por seres chorona e te arrepelares toda ou tb sou assim , desato a pensar q farei mundos e fundos e depois desabo eh em lagrimas se me enervo muito , a emocao transborda
    beijos enormes de grandes e solinho no vosso coracao

    ReplyDelete
  3. Nossa, parece filme de terror!!! Ou Conspiração do mal!!! É incrível que isso aconteça aqui! A nossa conta foi aberta em SP, poucos dias antes do embarque, e ficou tudo acertado que pegarmos tudo aqui na agência. Demorou quinze dias a mais do previsto, mas tudo certinho e com um limite muito bom de crédito.
    Nós estamos com um problema na AMEX, estava tudo bem até o dia que pedimos para cancelar, aí entrou um "clone baiano" que comprou só R$ 3.000,00, e até hoje estamos tentando provar que o débito não é nosso!! A conta do telefone e fax já está quase no mesmo valor!
    Clones são serem adaptavéis, temos que tomar muito cuidado!!!Um abraço pra vocês,
    Silvia

    ReplyDelete
  4. Mari,

    Estou bege!!!! Que horror!!!!
    Ainda bem que o banco vai arcar com os gastos, mas e o estress? esse sofrimento todo que vcs passaram? Quem paga isso?
    Nossa, isso não pode ficar assim...
    Quem diria, até no Canadá somos alvos fáceis de criminosos... Por isso todo cuidado é pouco em qq parte do mundo. Esse post foi muito importante para alertar todos nós sobre esse golpe que podemos ser alvos...

    Espero que vcs se recuperem do susto e que nunca mais passem por algo semelhante. Fiquem bem...

    Abraços

    Rosi

    ReplyDelete
  5. É, acho que essa história de clonagem deve ser muito comum por aqui. Por que acho que o risco de cometer um crime violento aqui é muito alto, as penas são pesadas e são cumpridas. Mas ser "assaltado" virtualmente é milhares de vezes melhor do que "pessoalmente", experiencia própria.
    A moça que nos atendeu deveria ser portuguesa, Feijó é com certeza um sobrenome portugues, mas que não sei porque motivo está em desuso no Brasil. O último que eu conheci foi o regente Feijó, da época da minoridade do D.Pedro II.
    Mas nesse caso a reação do banco foi excelente, em nenhum momento duvidaram da nossa história, e ao nos entregarem o extrato para marcarmos o que foi indevidamente sacado, nos deu totalmente o controle da situação.
    Mas nem nós, nem o banco vai ter prejuízo. Quem vai pagar a conta é o seguro. Bom, no fundo quem paga é o banco sim, porque é ele o "dono" do seguro.
    Mas o mais impressionante é que usamos pouco o cartão de débito e sempre em locais "seguros". Nossa última utilização foi no restaurante e na lojinha do Ontario Science Centre e na lojinha do Royal Ontario Museum. Estranho pensar que aquelas maquininhas estavam com o "copiador" de cartões. Além disso em todas as situações estavamos praticamente sozinhos na loja. Francamente, não consigo entender onde baixamos a guarda e permitimos a clonagem.

    ReplyDelete
  6. Oi Marilena,
    nao eh muito safe utilizar cartoes de debito... eh o meio mais facil para clonar sua senha...

    Bjs e nao fica nervosa...

    Ana

    ReplyDelete
  7. Marilene tive aula com uma advogado canadense sobre fralde, ele falou que sempre anda com pelo menos 20,00 no bolço e só usa caixa eletronico, dentro de agencia bancaria, que aqui acontece muita clonagem. Falou ainda que geralmente o cliente clonado tem que provar que não era ele usando o cartão, voces foram abençoados de ter o dinheiro de volta assim, sem provas e mais provas. E aconteceu com ele, por isso ele mudou habitos.

    ReplyDelete
  8. Oi Marilena,

    Parece que ser confuso é o quesito principal para arrumar um emprego no HSBC! Nos tivemos o mesmo problema que vcs... aqui as coisas foram melhores a conta daqui foi aberta ainda no Brasil mas os CC so depois do meu esposo estar trabalhando.
    Mas na media as coisas vao bem , espero que tudo se acerte para vcs tbém!
    bjo,
    Pri.

    ReplyDelete
  9. oi Marilena,

    Pois eh, ate meu irmao teve o cartao do banco clonado. A pessoa tentou sacar 400 dollares do ATM, mas nao conseguiu. O banco (TD) ligou na hora em casa. Fui eu que atendi e ouvi uma mensagem eletronica para ele entrar em contacto com eles. Eles falaram onde a pessoa tinha tentado sacar o dinheiro (super longe de casa) e que o cartao tinha sido clonado dentro dos ultimos 3 meses.

    Agora ele tem que ir na agencia e pegar um cartao novo.

    Eu preciso ficar de olho aberto tb, pq sou viciada em so usar o cartao de debito. Se o Tim Hortons aceitasse, eu ia usar o cartao para pagar contas de $1.25 !!

    Mas, depois de me endividar com 3 cartoes de credito, e ter conseguido pagar todos eles. Eu jurei nunca mais ter cartao de credito. E nao tenho, mas eh super dificil e incoveniente nao ter um.

    A solucao que eu descobri foi um "Pre Paid" credit card da BMO. Funciona exatamente como cartao de credito, mas o dinheiro que esta la nao eh credito, eh dinheiro que eu depositei. Por isso eh pre paid.

    Ate agora nao tive problema nenhum com esse cartao. Estou muito feliz e sei que nao vou me endividar com cartao de credito nunca mais.

    beijos

    Paula

    ReplyDelete
  10. Olá,

    É bom saber disso, serve de alerta!
    Gostei muito do seu blog,
    abraços
    Amanda

    ReplyDelete
  11. Olá,

    É bom saber disso, serve de alerta!
    Gostei muito do seu blog,
    abraços
    Amanda

    ReplyDelete
  12. Nossa...Que bom que no final tudo se resolveu!!
    Obrigada por compartilhar sua historia...Eu nao tinha ideia que aqui existia essas clonagens tbm!!
    Muito bacana seu Blog!
    Sucesso para vc's!!
    Sacha

    ReplyDelete
  13. Pessoal,

    Eu ja tive o meu cartao clonado dentro de uma agencia do Unibanco no Brasil. E deu uma canseira para receber. Tive que acionar o Banco Central para receber a grana.
    Sera que nao foi a falsa gerente que deu jeito de clonar este cartao de vcs nao? De qualquer forma vou ficar mais esperto.
    Um abraco,

    ReplyDelete
  14. Eu so usava debito no Brasil pro ladrao nao me roubar tudo da carteira, mas aqui so ando com dinheiro, pois o TD me cobra 0,65 centavos por cada transacao de debito, saque e ate se respirar mais forte.
    Em janieor de 2007 tive mil dolares roubados da minha conta corrente atraves de uma transferencia via e-mail.
    Eu havia feito uma transferencia dessa poucos meses antes para abrir minha empresa.
    O banco me ressarciu em 1 semana e a gente acha que quem fez o saque da minha conta foi funcionario interno do banco, pois eles sabiam ate a senha do meu e-mail.
    Depois disso fiquei sabendo de casos de outras pessoas com conta no TD que foram vitimas da mesma fraude.
    Infelizmente os bancos ainda estao com seus sistemas de seguranca para transacoes financeiras um pouco atrasado.
    bjs

    ReplyDelete
  15. Ai que merda!!! Agora parece que tudo se resolveu neh? Tomara! A gente tbdm tem conta no hsbc e coincidencia ou nao, nosso cartao foi clonado 2 vezes (soh o americano que precisa de assinatura, o ingles nao).

    bjs

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...