Oct 27, 2009

Swine flu: esqueçam as teorias de conspiração


Talvez eu seja uma pessoa muito inocente que vive flutuando perdida pela Terra sem ter consciência das coisas horrososas que estão sendo tramadas às minhas costas. Mas sabe que eu prefiro assim? Estou cansada destas teorias conspiratórias que os governos, pesquisadores, gente poderosa e má ficam tramando para destruir a humanidade.

Com o aparecimento da gripe suina muitas histórias já apareceram pela internet e pra meu espanto, estas histórias não correm somente entre as cabeças brasileiras; parece ser um fenômeno mundial.

Meu Landlord está tentando "abrir meus olhos" para este complô que os EUA fizeram, criando este vírus com o objetivo de diminuir a população mundial. Como aparentemente o vírus não saiu assim tão fatal quanto eles imaginavam, eles produziram então esta vacina para terminar o trabalho que o vírus sozinho não conseguiu realizar.
O que me adimira é que os Estados Unidos queira começar a diminuir a população no seu próprio quintal.

A outra história que vi circular por aí dizia que foi tudo um plano para matar o presidente dos Estados Unidos. Como é que é??? Deixa eu ver se entendi direito esta história: eles criam um virus no México para matar o presidente americano à custa de uma pandemia? Não tinha um jeito mais fácil ou eu estou flutuando mesmo?

O fato é que milhões de histórias deste tipo já foram criadas e nunca nada foi provado: o Tancredo Neves foi assassinado, o acidente da princesa Diana foi planejado pela rainha da Inglaterra e muitas outras que não me lembro no momento. Vc se lembra de alguma?

Só que neste caso específico, eu acho que a brincadeira pode se transformar em uma coisa realmente séria. Eu vi uma "blogueira da área da saúde" falando há algum tempo atrás que a mídia do Canadá faz muita tempestade em copo d'água e que a gripe suína não era assim tão perigosa. Além disso, ela dizia, que a gripe normal também mata. Não sei a opinião dela diante das 1380 pessoas que morreram de gripe suína no Brasil.

Bom, tudo isso pra dizer que a Swine Flu apareceu aqui em Toronto matando um pré-adolescente aparentemente saudável. Hoje foi iniciada a campanha de vacinação de todos os residentes de Ontário e aparentemente muita gente está decidida a não dar a vacina aos seus filhos: meu landlord por exemplo.

Eu não vou fazer propaganda da vacina, apesar de todos saberem minha opinião. Estou conversando com a pediatra das crianças e juntos estamos decidindo o que é melhor para minha família.

Meu conselho para todos os moradores aqui do Hemisfério Norte é: leiam, se informem. Procurem orientação com os médicos de sua confiança, procurem informações em sites confiáveis, de origem segura e pensem bem antes de tomar qualquer decisão.

Não deixe que um autor de blog comande as suas vidas. Lembre-se que a pessoa que está por traz do blog é alguem como vc, mas que vc não conhece. Não acredite em tudo o que eu digo só porque eu disse: pense no senso das coisas, veja se as informações fazem sentido. Cuidado com estas correntes conspiratórias: elas mais confundem do que auxiliam em alguma coisa.

Neste momento não importa muito de onde veio este virus e nem qual o objetivo da sua criação. Ele já está matando. Avalie o risco e tome a sua decisão. Eu estou torcendo para que este pesadelo passe logo e possamos voltar a reclamar dos problemas brasileiros, rs.

PS: só por curiosidade: vc vai tomar a vacina (ou tomaria?)

15 comments:

  1. Oi Marilena!

    Que coincidência! Acabei de fazer um post exatamente sobre a swine flu!
    Eu não sabia dessas teorias sobre esta gripe! Cada uma...

    Respondendo à sua pergunta: sim, eu vou tomar a vacina. Como vou começar a fazer estágio em Day Care em dezembro, vou estar exposta a milhares de virus e estou colocando todas as vacinas em dia (por exigência dos próprios centros de educação infantil)... Ontem mesmo tomei a segunda dose da contra hepatite.

    Um beijo e cuidado com os EUA!! haha

    ReplyDelete
  2. Oi Marilena, aqui a coisa também está bem séria, os casos se multiplicam, ontem li que há uma suposicão de 100 mil casos, de pessoas que estão ou já tiveram, muitas tem e nem vão ao hospital, então estão supondo esse número, que é alto para um país com cerca de 5 milhões de habitantes. Eu, apesar de assustada, não vou tomar a vacina, tenho muita reacão alérgica e soube que a vacina pode provocar alergias, inclusive aqui não está sendo aplicada em quem tem alergia a ovo, e ontem morreu uma crianca de nove anos, ela foi uma das que não pode tomar a vacina, e morreu em decorrência da gripe, mas já tinha outros problemas de saúde. As vacinas aqui não chegaram em número suficiente pra toda populacão, então vão priorizar, mas percebi que há um medo de vacinarem as pessoas. Vou aguardar e ver sobre quem já tomou, se tudo correr bem eu até arrisco tomar.
    Não acredito em tantas conspiracões, mas acredito em fabricarem doencas em laboratório para depois lucrarem com venda de remédios, a indústria é cruel, visa lucro e pronto, tá nem aí para a raca humana.
    Mas como você bem disse, a doenca está em todo canto, não é mais nem hora de pensar em teorias e conspiracões, mas batalhar para acabarmos com ela.
    Sem esquecermos os cuidados de higiene que são importantes.
    Beijo e boa sorte por aí.

    ReplyDelete
  3. Mari,

    EU tb vira e volta leio a respeito dessas teorias que aparecem. Eu acho mais viável supor que o vírus foi criado pelos EUA para que a indústria farmacêutica lucrasse , ainda mais saindo dessa recessão.Até porque é mais fácil pensar assim do que pensar que a vacina poderia terminar o serviço ( de matar ), tendo em vista que não chegará p/ todos ao mesmo tempo.
    Eu irei tomar a vacina, assim como todos aqui em casa. E quer saber?
    Acho um absurdo o "pessoal da área de saúde " brincar com esse vírus, falar que é um vírus brando enquanto ele mata de fato. Assim como matou todas as outras gripes da história.
    Falando em conspiração, ja leu a respeito da de 2012? Essa é verdade!!!!!!! Depois procura ler sobre o final da terra em 2012. Só fico triste que não vai dar tempo de ver a copa do BRA, né?

    hahahahaha.

    Bjão,
    Ninha e Do

    ReplyDelete
  4. Ei

    Pois é este assunto é muito polêmico. Às vezes parece que a qualquer momento vai acontecer algo que destruirá a raça humana - igual nos filmes de ficção.
    Quanto o tomar ou não a vacina, ainda estamos analisando, mas de uma coisa eu tenho certeza: neste mundo, confiar mesmo só em Deus.

    Bjos

    ReplyDelete
  5. Oi Marilena,


    Pelo que tenho lidoe ouvido, ha realmente muita polemica sobre o assunto.
    Contudo tenho pedido a Deus muita sabedoria e discernimento pra sentirmos paz quanto a decisao de tomar ou nao a vacina.
    Contudo, imagino penso que em um pais como o Canada, que precisa de gente, acho q nao iriam aplicar uma vacina pra acabar com a populaçao rsrsr
    Vamos aguardar ...


    Abraço, Neuzinha

    ReplyDelete
  6. Também acho bobagem essas teorias conspiratórias. Novas doenças sempre surgiram e vão surgir, não há necessidade de criar uma nova para ganhar dinheiro, dá para ganhar dinheiro com as naturais mesmo. Mas essa gripe é realmente forte, e parece atacar mais pessoas jovens. Aqui no Brasil morreu muita gente jovem e saudável. O mito mais engraçado que ouvi sobre a suína é de que não é necessário tomar vacina, basta chazinho de erva doce (rs....), e o pior é que tem gente que acredita.

    ReplyDelete
  7. Oi Marilena, a coisa aqui no sul do Brasil, já deu uma calmada e no apcie da gripe, eu estava direto no hospital pq minha mae estava internada p cirurgia. Tive muito medo de pegar a gripe, ouvi de tudo, teve época em que as pessoas inclusive eu, estavam paranóicas, mas como diz Chico Xavier: "Tudo passa". Acabou o pânico, pq tbm chegou a primavera. Mas sinceramente eu sou, friso: "EU" sou anti-vacinas, e não pretendo tomar, mas meu marido diz que vai tomar e minha filha ainda não sabe.
    Acho que isso realmente deve ser pensado e discutido entre as familias e claro que sempre pesar a opinião pessoal de cada um. Abraços.

    ReplyDelete
  8. Oi Marilena,
    No comeco nos tinhamos decidido nao tomar a vacina contra a H1N1, mas depois da morte do menino, mudamos de ideia. E o pior eh que jah li e escutei diversas autoridades falando que essa gripe eh menos perigosa do que a gripe normal... vai entender...:)

    Bjks,
    Ana

    ReplyDelete
  9. olá!!

    aqui no Brasil o papo de gripe suína acabou juntamente com o inverno, felizmente...
    quanto a tomar vacina, eu tomaria sim, por que não? se podemos prevenir!

    grande abraço!!!!!

    ReplyDelete
  10. Parabens pelo post!!!!! Concordo com tudo em numero genero e grau!
    Beijos,
    De

    ReplyDelete
  11. Marilena, sou sua fã vc sabe!!!!! Bom, todos nós vamos tomar a vacina, apesar da reação ser forte. O risco será muito pois uso o metrô cheio todos os dias, e as crianças estão expostas também na escola. Estamos tomando todos os cuidados, mas hoje a Fê chegou em casa com dor de garganta e febre, ai ai. Um abraço pra vocês,
    Silvia

    ReplyDelete
  12. Oi Marilena..
    Oh duvida cruel!!
    Tenho pensado muito nisso e temo pelos efeitos colaterias que essa nova vacina possa causar
    Por outro lado, se podemos previnir, porque não??
    Ainda não sei, provavelmente tomaremos..
    Bjs

    ReplyDelete
  13. Nossa Marilena!!! Que bizarra essa aí do seu landlord. Rererererere... Tem que rir pra não fazer outra coisa.

    Aqui no Canadá, vamo combinar, né? O cara que virar e falar que "não teve acesso à informação" tem que ser internado mesmo!

    Nossa médica recomendou a vacina. Vou lá hoje, falando nisso.

    Abraços!

    ReplyDelete
  14. Tomei hoje, li e reli pensei e tomei, e isso aí, por enquanto só começou a doer o braço o que ja estava previsto.

    ReplyDelete
  15. Eu vou tomar, ja tenho agendado com meu Family doctor.
    Nao quero carregar a culpa de passar para alguem este virus, ja q todos neste pais sao alergicos a tudo.
    Marilia -vancouver CA

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...