Oct 5, 2009

Tratamento de Homesickness no SickKids

As vezes a gente fica reclamando da vida e se esquece de aproveitar as coisas realmente importantes que temos bem pertinho da gente.

No sábado, saímos de manhã para comprar uns brinquedinhos para as crianças, almoçamos em casa e fomos andar de bicicleta pelo bairro enquanto a chuva não vinha. Com a chegada da chuva o Sergio e o Edu foram jogar xadrez e de repente aquela tarde fria e chuvosa se tornou o início de um enorme pesadelo.

Do nada, o Eduardo começou a reclamar de dor de cabeça, parou de jogar e foi se deitar com as mãos cobrindo os olhos, sem querer conversar, sem querer que tocássemos nele e adormeceu. Eu dei a ele Tylenol e um tempo depois ele se levantou vomitando.

Fiquei desesperada, liguei para uma amiga pedindo uma indicação de hospital e seguindo o conselho dela, levei-o ao Sick Kids e foi a melhor coisa que fiz.

Fomos muito bem tratados e apesar de ser um sábado à noite não esperei mais do que 30 minutos pelo atendimento na emergência. Após explicar o que o Edu teve, eles já tiraram uma amostra de sangue e decidiram fazer uma Tomografia para averiguar se não tinha algum coágulo ou coisa parecida na cabeça dele.

Com todos os resultados negativos (ou positivos porque não tinha nada errado nos resultados!!!) eles começaram procurar qual o motivo de uma dor de cabeça repentina como aquela em uma criança. Resolveram fazer uma punção da medula espinhal (acho que foi o momento mais estressante da minha vida) porque desconfiaram que pudesse ser uma meningite e me avisaram que o Edu teria que ficar 48 horas em observação até que os resultados estivessem prontos.

A punção foi feita na madrugada de sábado para domingo e de manhã cedinho fomos transferidos para um quarto no setor onde as crianças ficam em isolamento por suspeita de doença contagiosa. Preventivamente o Edu já tomou no soro dois antibióticos potentes e um antiviral e continuou no hospital até as 48 horas se completarem aguardando o resultado da cultura do líquor.

Ontem à noite o Sergio foi ficar com ele para que eu pudesse descansar um pouco e ficar com as meninas. Hoje de manhã apesar do resultado negativo da cultura eles ainda seguraram o Edu mais um tempo para ver se o neurologista queria fazer mais algum exame, mas graças a deus não foi necessário e hoje, no final da tarde, o Edu retornou para casa.

Ele está super bem disposto e até disse que gostou de ficar no hospital. Como sofreu uma leve sedação, ele não se lembra da punção, que eu infelizmente não vou conseguir esquecer jamais. Com todos os resultados negativos e todos os testes neurologicos dentro da normalidade, a conclusão a que chegaram é de que ele provavelmente teve uma enxaqueca.

O grau de detalhamento do relatório que me mandaram é uma coisa impressionante. Na descrição do que o Eduardo teve eles escreveram até que a dor começou quando o Edu jogava xadrez com o pai, rs.

Estando alí presa com meu filho, sem poder ver minhas filhas e longe do meu marido, eu tive tempo de sobra para ver que temos que olhar para a frente (como bem me disse a Silvia). A vida é feita de escolhas e temos que escolher o tempo todo, querendo ou não. Infelizmente não podemos ganhar sempre mas podemos aproveitar melhor o que já conquistamos. E eu tenho tudo pra ser muito feliz.

Nestes dois dias sozinha com o Edu, eu aproveitei a presença do meu filho o máximo que pude. E ele com certeza aproveitou a minha sem ter que dividir com ninguém. Vimos vários filmes, jogamos vários jogos e conversamos muito. Devido à suspeita de meningite ele ficou em isolamento, preso dentro do quarto. Ontem ele já pôde andar pelos corredores e conhecer aquele lindo hospital e à tarde, enquanto eu esperava o Sergio para "trocarmos o turno" ficamos jogando aviãozinho pelo quarto. Agora eu estava aqui pensando no mico de ficar feito uma criançinha pelo quarto correndo atrás dos aviões de papel que o Edu jogava, rs.

PS: Não posso deixar de agradecer imensamente à Denise que foi muito solícita e atenciosa e me orientou a procurar o SickKids. Realmente eu não poderia ter tido atendimento melhor. Quero agradecer também aos amigos Ricardo, Cristina, Elaine e Claudio pelo apoio constante e por saber que sempre posso contar com vcs. E aos queridos amigos Renata e Dory que se dividiram cuidando das meninas, da minha casa e nas caronas. Sem vcs o nosso pesadelo teria sido muito pior. Obrigada

10 comments:

  1. Oi Marilena,

    Nossa... nem sabia que o Edu tinha ficado tao doentinho... coitado...

    Nos ja somos PHD em Pronto Socorro com o Henrique... brincavamos que ele ja tinha ateh carteira VIP no North York General Hospital, que ficava perto daonde moravamos em Toronto.

    As vezes mais serias foram duas: a primeira ele tinha uns 2 anos e pegou uma forte virose, com febre e diarreia fortissima, nada parava no estomago dele... o meu pequeno ficou internado por 3 dias, com soro na maozinha, foi um dos piores momentos da minha vida...:(

    Na segunda ele estava numa escola Montessori e eu ja estava trabalhando... a escola ligou pro meu marido e ele foi correndo ver o que tinha acontecido, qdo ele chegou la ja tinha uma ambulancia e 3 paramedicos com o Henrique... ele tinha colocado o dedo no vao que fecha a porta e alguma das criancas fechou... a ponta do dedinho dele ficou esmagada.... meu marido ligou para mim (nao falou nada, soh falou que tinha acontecido algo e que ele estava indo pro hospital com o Henrique, ele sabia que eu ia ficar louca e ia acabar batendo o carro...:), ele me conhece bem.... ) No hospital, fizeram uma cirurgia plastica no dedinho dele e com o acompanhamento hoje quase nem aparenta que ele quase perdeu a ponta do dedo...

    Espero que o Edu esteja melhor e vc sabe que se precisar de algo eh soh escrever ou ligar para nos (deixei nosso telefone em um dos emails que te mandei), ok?

    Beijos grandes,
    Ana

    ReplyDelete
  2. Pode contar com a gente sempre. Espero que nenhum outro susto desse aconteça, mas saber que temos uns aos outros aqui faz toda diferença.
    E como você mesma disse, temos a escolha de ser feliz hoje mesmo. Pra que esperar não é?
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Que susto heim!!!
    Saiba que se precisar da gente, estamos aqui tbem para ajudar vcs
    A De falou corretissimo, o Sick Kids é um hospital maravilhoso
    Uma vez precisamos levar a Mari devido uma micose que ela pegou e não passava, e foi a melhor coisa que fizemos, nos trataram super bem.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Oi Querida Marilena,
    Ia te ligar pra perguntar como estava o Edu. Estou meio sem tempo, pois meus pais estao aqui em casa e acabo ficando o tempo todo curtindo e longe do net!
    Que bom ouvir que o Edu eta' bem!
    Beijos a todos,
    De

    ReplyDelete
  5. Lena, voce errou em citar nomes, porque a gente sempre se esquece de alguem, rs.
    Então lá vão os créditos corretos,
    Quero agradecer também a Leudia e ao Márcio, que acompanharam todo o "processo" sempre dispostos a ajudar em qualquer coisa.

    ReplyDelete
  6. Ainda bem que estamos cercados por pessoas do bem!!!!

    ReplyDelete
  7. Oi Lena, oi Sérgio, graças a Deus o susto passou.
    Edu, você é um garoto muito valente e portanto se recuperou rapidinho.
    Beijos a todos, inclusive Lele e Lulu.
    Mirian

    ReplyDelete
  8. Oi Marilena,

    Graças a Deus q foi so um susto.
    Graças a Deus pelos amigos q nessas horas e aqui nas terras geladas, sao como familias.
    Que Deus continue lhe concedendo força e saude pra cuidar dessa linda galerinha.


    Abraço, Neuzinha

    ReplyDelete
  9. Oi Marilena,
    Que susto hein??
    Graças a Deus nao foi nada, nao é mesmo?
    Que bom que vc correu para o lugar certo e cuidadaram muito bem dele!
    Esse hospital me pareceu muito bom mesmo. Eu estudava em uma escola bem ao lado dele e um dia de "curiosa" fui me enfiando lá dentro para conhecer...rsrsrs Achei o maximo!
    Claro que no outro dia fiquei com uma gripe daquelas!!!rsrs
    Espero que voce nao precise voltar lá tao cedo!
    bjs

    ReplyDelete
  10. Lena, fiquei sabendo pela Renata que vocês passaram esse baita susto, mas ainda bem que agora está tudo bem! Sem dúvida um motivo a mais para agradecer no Thanksgiving! Tenho estado meio ausente pois meus sogros estão aqui e temos feito vários passeios com eles. Às vezes saio do trabalho e o Edu vai me buscar pra irmos ao Museu, ao shopping... estou super cansada, mas está sendo legal. A maior novidade é que a Bia, minha filha, está chegando no sábado e não vejo a hora de ir pegá-la no aeroporto. Vou acordar às 5 da manhã super bem! Hehehehe... Um beijo grande pra vocês e que o Thanksgiving tenha sido bem comemorado!
    Andréa

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...