
Inspiradíssima neste post aqui do Croissant da Carol Nogueira, eu tenho me sentido exatamente como o coelho da Alice no País das Maravilhas: estou sempre com pressa, sempre sem tempo, sempre na correria e no final, as vezes eu nem sei porque estou correndo tanto e sempre fazendo coisas chatas.
Na verdade vou confessar aqui só pra vcs que tenho um grande defeito de fabricação: eu preciso de uma sequência para fazer as coisas.
E que raios isso significa, Marilena?
Funciona mais ou menos assim: eu monto uma sequência maluca para realizar determinadas tarefas e só consigo passar para a próxima quando a anterior está completa. Geralmente eu tenho uma obrigação para fazer antes de alguma diversão e enquanto a obrigação não é feita eu não consigo me divertir muito, rs.
Então, antes de fazer um bolo (diversão), por exemplo, eu tenho que necessariamente arrumar a cozinha do almoço (obrigação). Não importa que com o bolo eu vou sujar tudo de novo, mas não consigo fazer o bolo enquanto a louça do almoço nao esta lavada.
Não consigo sair de casa se as camas estão desarrumadas, ou se a sala está com bagunça, mesmo que sejam duas bonequinhas que as meninas deixaram em cima do sofá, rs. As vezes está todo mundo no carro pronto pra sair e eu estou terminando de juntar os últimos brinquedos que estavam espalhados em algum lugar.
Não preciso dizer que acabo sendo sempre a última a sair e todo mundo de cara feia achando que eu estava na frente do espelho arrumando o cabelo, rs.
Apesar de não ter mania de limpeza (igual uns e outros que conheço por ai, rs, rs, rs) eu não gosto de estar me divertindo se tenho obrigações incompletas me esperando. Fico sempre com um certo sentimento de culpa pensando que em algum momento vou ter que terminar aquilo e acabo não me divertindo como poderia.
Só que as tarefas são muitas e não acabam nunca e assim eu ando sempre correndo, sempre sem tempo, sempre olhando no relógio e tentando fazer o tempo parar. Eu me sobrecarrego de atividades desnecessárias e acabo não usando meu tempo com coisas divertidas e que tenho vontade de fazer.
É bem verdade que já melhorei muito aqui no Canadá. Primeiro porque meu marido-ajudante me auxilia muito com as tarefas chatas e diminui meu trabalho em uns 40%. Segundo porque foi tão grande a espera para estar aqui e foi tanto tempo de mãos amarradas sem poder realizar muitas coisas que eu acabo me obrigando a aproveitar as coisas e me policio para não me escravizar novamente com as tarefas chatas do dia a dia e relaxar um pouco.
Ainda assim, estou sempre sem tempo e com uma lista enorme me esperando o tempo todo. Sim, eu faço lista de tarefas. E elas me ajudam muito a me organizar e a organizar meu maridinho que, ajuda mas é bagunceiro, rs. Minha agenda sempre tem uma listinha de tarefas e no armário da cozinha eu sempre tenho uma listinha de compras.
Ontem, eu fiquei especialmente chateada porque fiquei organizando a casa e acabei não brincando muito com as crianças. Esta noite não dormi bem porque a Luísa está tossindo e eu acordo o tempo todo. No meio da noite ela veio para minha cama e então não consegui dormir mais mesmo, mas a deixei com a gente. Agora, elas estão dormindo e eu aproveitando o tempo livre pra fazer coisas que gosto, como ler as noticias, meus blogs preferidos e escrever um pouco. Mas o peso na consciência está aqui comigo porque minha lista de tarefas está bem aqui na minha frente me chamando para a correria...
Mari,
ReplyDeleteEU tb tenho umas coisas assim de mater as coisas limpas e ajeitadas antes de começar qq atividade.
Não tenho mania de limpeza e estou longe disso, rs. Mas não da p/ esconder que me incomodo um pouco quando vejo a minha casa bagunçada, sei la. E as vezes tenho exatamente esse sentmento seu de que não aproveito muito bem o que gosto pois aquela preocupação esta ali me cutucando.
Mas de uns dias p/ cá eu me prometi relaxar. Sério mesmo.
Tem algumas coisas que podem esperar e assim estou tendo um tempinho a mais p/ mim, mesmo que isso signifique ficar até um pouco mais tarde arrumando algumas coisas.
Eu acho que to precisando chegar ai, viu? Pq ai a gt se distrai juntas com as crianças né?
hahahaha
bjs
Ninha
Confesso que sou um pouquinho assim também e até com limpeza sou um pouquinho chata, mas nada exagerado. Agora quero ver como vai ser quando vier um neném rs rs
ReplyDeletebjs
Amanda
Ai meu Deus, já estou velha e continuo chata com as coisas de casa, acho que fica pior, com o passar da idade, mas vamos relaxar e aproveitar.
ReplyDeleteLena, Sergio, Dudu, Lele e Lulu, beijos com saudades.
Mirian(mae da Re, Dory e Olivia)
Eu sou bastante neurótica com minhas obrigações primeiro, depois a diversão, desde criança. Eu tenho minha rotina e funciona muito bem. Fico feliz quando sento no sofá e penso que já fiz tudo. Ops, não sei quando foi isso, faz tempo.... Agora quando chega 10 da noite, sento relaxo, e penso que fiz o meu melhor, só isso!!
ReplyDeleteBeijos, Silvia
Oi Marilena,
ReplyDeleteEu cresci ouvindo minha avó falar: "primeiro a obrigação depois a diversão". Eu também já fui um pouco como vc, mas depois comecei a inverter a teoria da minha avó rsrsr
Gosto da idéia da lista de tarefas pq ela nos ajuda no fim do dia a percebermos as metas alcançadas ou não, o q nos proporciona uma certa realização.
Talvez pra amenizar um pouco, vc já tentou colocar no seu plano diário algumas horas para "diversão", relax, brincar com a galerinha etc..
Abração, Neuzinha
OI Mari,
ReplyDeleteEu queria ser como voce! Eu sou daquelas que vou pra cozinha, como voce sabe, eu adoro cozinhar...Faco uma bagunca! Mas se as criancas me chamarem para brincar vou correndo e deixo toda a bagunca pra tras... Mas voce vai me falar: - Mas a Dyane arruma.... Confesso que mesmo sem a Dyane, se tiver que sair e nao tiver tempo pra arrumar a cama, nao me importo. Acho importante curtir os momentos de lazer. Mas acho super legal ser como voce e muitas outras pessoas que comentaram anteriormente.. Eu gosto sim de ter tudo arrumado, mas sem neuras!
Entao nao devemos nos culpar... Cada e' como e'!
Beijos,
De
Bom dia Mari!
ReplyDeleteVocê está certa em ser organizada e gostar do ambiente em que vc vive com sua família sempre limpo. Nada de errado. Fomos educadas para operar em alto nível de eficiência. Tudo certo até aí, assim a gente anda pra frente.
Como você, tenho tres filhos, os meus já crescidos e destes 24 anos em que eu cuido da minha família sinto falta de uma coisa só: do tempo das crianças... quanta saudade deles, pequenos, amorosos disponíveis para mim, querendo sempre "estar comigo" em casa, descobrindo a cada dia algo novo e supreendente, se relacionado com o mundo através de mim... é tanta saudade que as vezes até dói... o sorriso, a corridinha, o gritinho de surpresa... e se eu pudesse viver de novo aquela fase? eu olharia mais para eles e veria como o tempo estava passando suave e rapidamente por entre eles...
A P R O V E I T E cada momento, o tempo é um tesouro!
Eu sempre fui de fazer listinhas tbem, mas sabe que ando taaaooo desleixada, entao, resultado: casa uma zona, um monte de coisa que eu queria fazer e nao faco.
ReplyDeletebjs