
Fui chamada na escola do Eduardo na quarta-feira porque ele apresentava lesões de chickenpox (catapora) e deveria ficar em casa uns 10 dias. Nós o levamos à pediatra que diagnosticou a catapora mas disse que ele não precisa ficar em casa todo este tempo porque a fase de transmissão já passou e como ele foi vacinado, a doença está muito, muito branda. Pra falar a verdade ele tem uma lesão no pescoço e umas manchinhas mínimas pelo corpo (10 no máximo).
Para entrar no meio termo eu resolvi deixa-lo em casa somente até segunda feira e nem um dia a mais!!!!
O fato é que mais ou menos 10% das crianças vacinadas não ficam totalmente imunizadas e acabam desenvolvendo uma doença super branda e praticamente sem sintomas. Entretanto um número considerável de pais aqui no Canadá se recusa a vacinar seus filhos para qualquer coisa e se estas crianças entrarem em contato com o vírus vão desenvolver aquela catapora típica que ocorria na minha infância. De qualquer forma é uma doença branda mas que pode ter complicações em alguns casos.
O que eu fico me questionando é se é justo meu filho perder 10 dias de aula, 10 dias de atividades que ele gosta muito porque algumas pessoas pensam unica e exclusivamente nelas mesmas e nunca no coletivo.
Explico:
No meu caso, vacinar meus filhos foi mais do que protegê-los contra doenças. Eu acredito que a vacinação é muito importante no sentido de conter o agente que causa a doença e não permitir que ele continue se propagando. Se todas as crianças fossem vacinadas a propagação da doença seria mínima e em alguns casos a doença poderia ser erradicada.
O que seria do Brasil se não tivéssemos as vacinas contra polimielite, contra varíola (algum leitor já conheceu alguem com varíola?) e tantas outras. Hoje nós falamos de sarampo como uma doencinha de infância que muitas crianças nem chegam a desenvolver, mas por muito tempo esta doença foi muito temida porque matava com uma frequência altíssima.
Infelizmente nenhuma vacina é 100% segura. A famosa vacina Sabin, aquela da gotinha, é dada em massa para todas as crianças até os seis anos de idade no Brasil. Ela é maravilhosa e livrou o Brasil da poliomielite, mas não é 100% segura porque o virus é atenuado e pode se tornar ativo. Na verdade, ele se torna ativo em alguns casos e estas crianças desenvolvem a doença. Para os pais destas crianças não é nada agradável, mas em termos de população esta vacina foi um avanço enorme.
Meus filhos tomaram a Salk, que é mais segura e se livraram deste risco. Apesar de ser uma vacina cara, o nosso plano de saúde da época pagou, entao valeu a pena. Mas em termos de população a Sabin é imbatível por ser mais barata e prática.
A pediatra das crianças disse que não existe nenhuma determinação do governo para que as crianças fiquem em "isolamento" hoje em dia. Seguindos as instruções da pediatra vou mandar o Edu de volta para a escola porque eu fiz a minha parte e arquei com os riscos e não acho justo eu cuidar dos filhos dos outros sozinha.
PS: Só pra completar, acabei de ler que se a criança estiver bem ela não precisa ficar fora da escola e que, as crianças que são suscetíveis devem ficar 5 dias em casa e a eles deve ser oferecida a imunização (Health Ontario).
Oi Mari,
ReplyDeleteConcordo com vc em número gênero e grau. Também não acho certo essa coisa de não vacinar as crianças, sabia? E além do que vc falou em relação a tomar a vacina ocorre tb que o próprio organismo das crianças agradecem pois imunidade é imunidade, não ?
Um super beijo em vcs
Ninha e Dodo
Legal saber dessas informacões, não sei quais vacinas tomei quando crianca, e faz tempo que näo tomo vacina nenhuma.
ReplyDeleteNunca tive nenhuma dessas doencas quando crianca, nada de catapora, nem sarampo.
Näo tomei a vacina pra gripe suína, mas aqui na Noruega a gripe deu uma sumida, faz tempo que näo vejo nada a respeito.
Também acho as vacinas importantes.
Beijo
O que eu sempre ouço falar é que este tipo de doença quando acomete adultos é perigosa, mas nao sei ao certo. Eu tive catapora com 15 anos e fiquei toda pintada mas nem lembro de ter tido febre. Eu sei que pode ser perigoso para gestantes que nunca tiveram a doença. Parece que se elas desenvolverem a doença no primeiro trimestre o feto pode ter problemas.
ReplyDeleteInfelizmente ninha, nem todo mundo pensa assim e muitos pais nao vacinam seus filhos. O dono da minha casa é um deles: os filhos dele têm entre 3,5 e 6 meses e nenhum foi vacinado para nada. Não sei como funcionam as coisas aqui para quando as crianças entrarem na escola, mas pelo que tenho visto muito provavelmente ele terá que se responsabilizar por qualquer problema que aconteça e em casos de surto como este da catapora, talvez ele tenha que manter as crianças em casa. Paciência!
ReplyDeleteAs minhas tomaram todas as vacinas rigorosamente em dia. Pra protegê-las e aos outros também. É uma questão de respeito a todos.
ReplyDeleteE a vida segue...
Aqui na Inglaterra essa vacina nem existe, sabia? Uma vez perguntei para uma enfermeira e ela falou que nao existia vacina contra catapora, eu dei risada, falei que no Brasil pouquissimas criancas tinham catapora por que tem vacina sim. Aqui eles fazem ateh a "festa da catapora" um pega ai as maes se encotram para seus filhos pegarem tbem, assim, jah se livram da doenca. Qdo eu for para o Brasil esse ano vou levar a Victoria para ser vacinada. Nao sei por que que ela tem que sofrer se nao ha razao para isso.
ReplyDeletebjs
Eu tenho lido que no Canadá e EUA a tal festa da catapora é muito comum. Eu até vi uma mãe reclamando que nos eua é muito mais comum porque as pessoas são mais individualistas e não deixam que os outros façam a cabeça delas; como se ser individualista fosse uma qualidade, rs. Segundo ela os canadenses são lemming-like (estes animais são conhecidos por seguirem uns aos outros em grande número de individuos e se matarem pulando de um precipício no mar).
ReplyDeleteTudo é uma questão de ponto de vista, rs!!!
É um atraso, neste caso o Brasil lida melhor com epidemias e doenças infecto-contagiosas, sei que é por necessidade, imagine só a festa da catapora aqui com um calor de 40, temos tbém o problema da desnutrição que é um baita problema, criança fraca não resiste mesmo. A necessidade é a mãe dos avanços.
ReplyDeleteOs pais deviam querer proteger seus filhos sempre, as vacinas estão melhores a cada dia como vc disse...
Bjs
Cristine
Oi Mari,
ReplyDeletecomo professora eu sei que todos alunos que nao forem vacinados sao suspensos e nao podem frequentar a escola.
Ja aconteceu na minha escola algumas vezes de alunos serem chamados na diretoria e escutarem pegue suas coisas que estamos chamando seus pais para vir busca-lo. Vc esta suspenso ate ser vacinado.
E as vezes as ccs ate sao vacinadas, mas se a escola nao tiver prova da vacina, a cca nao pode frequentar a escola.
A maioria, se nao for 100%, das ccs que nao sao vacinadas, sao certamente home-schooled.
Acho que a diretora da escola da Edu foi muito radical.
Na minha escola tb teve ums casos, dentro da minha sala, e a principal nao quiz nem escrever carta para comunicar os outros pais do que estava acontecendo.
Ela eh da opiniao de esta doenca ja nao eh tao grave, e quando aparecem as bolinhas, a crianca ja nao esta mais contagiosa, entao nao tem pq nao permitir que a crianca nao frequente a escola.
O Edu ja esta melhor?
abraços,
Paula