Jul 23, 2010

Bom senso

Quando eu comecei minhas pesquisas sobre imigração eu encontrei vários blogs de pessoas que já moravam por aqui. Uma coisa que percebi foi que muitos deles tinham frases do tipo: "este não é um blog pra falar sobre imigração."

Enquanto eu era uma aspirante a imigrante, pra ser sincera, eu cheguei até a me ofender com aquela falta de disponibilidade das pessoas em ajudar os outros, mas mordi a lingua varias vezes tão logo cheguei ao Canadá.

Nestes 1 ano e 4 meses, eu já recebi centenas de e-mails e comentários de pessoas interessadas no Canadá. As pessoas perguntam de tudo, absolutamente tudo, rs. Na maioria das vezes eu respondo longos e-mails explicando o pouco que sei, mas sempre passo os links para que as pessoas peguem as informações na fonte oficial.

O problema é que algumas pessoas querem apenas matar a curiosidade e têm preguiça de ler o blog ou procurar nos sites oficiais; e logicamente que receber um e-mail resumão é muito mais prático, rs. E então saem por aí mandando perguntas gerais pra receber o maior número de informações possiveis e só. Muitas vezes nem um e-mail de agradecimento mandam.

No início eu perdia o maior tempão com estes e-mails. Mandava todas as informações que eu sabia, pesquisava coisas de interesse da pessoa, mandava todos os links e sites que eu conhecia sobre o assunto, indicava blogs que eu conhecia, posts que havia lido, enfim, mandava informações super completas.

Mas infelizmente, da mesma forma que muitos outros imigrados que conheci por aqui, eu ando um pouco cansada desta história. Ainda respondo todos os e-mails, mas descobri que as pessoas realmente interessadas em imigrar correm atrás. Os blogs são um auxílio, um divertimento, uma idéia de como as coisas podem ser, mas as pessoas que realmente estão prontas, procuram informações no lugar certo: o site de imigração.

Hoje em dia eu analiso melhor os e-mails antes de responde-los. Há alguns meses atrás, alguem me perguntou sobre as escolas por aqui. Esta pessoas morava nos EUA e estava se mudando para o Canadá. Escrevi tudo o que eu sabia com o maior prazer e espero te-los ajudado.

Certa vez alguem me escreveu dizendo que tinha acabado de ir a uma palestra sobre o Quebec e queria saber como eu vim pra Toronto. Eu expliquei sobre o processo federal, que depois descobri que a pessoa desconhecia e passei todos os links, acho que ajudei.

Então recebi um e-mail de uma farmacêutica que está interessada em imigrar. Ela ficou toda feliz quando me encontrou e me fez varias perguntas sobre a profissão. Eu infelizmente não pude ajuda-la muito porque não estou interessada nisso neste momento e nem sei se vou querer continuar na área. Mas ela não desistiu e me mandou outro e-mail com mais milhões de perguntas sobre a área, mesmo eu tendo dito que não estava pesquisando sobre o assunto e finalizou assim:

- Quando vc tiver informações sobre mudanças na nossa profissão, vai me avisando, tá?

Então tá: já estou montando um jornalzinho sobre todas as atualizações na área de farmácia. Em breve estaremos extendendo os nossos serviços para outras áreas da saúde.

PS: Eu achei o máximo da cara de pau, uma fulana que escreveu para uma família que estava retornando para o Brasil. Eles escreveram um post de despedida no blog contando que estavam embarcando para a terrinha em poucos dias e nos comentários, a fulana tenta tirar a última gota enquanto ele ainda estava por aqui: "gostaria de ter mais informações sobre o Canadá, se vc puder me passar."

Depois a gente fica de saco cheio e o povo fala que ficamos metidos porque fomos pro Canadá. Não é facil!!!

13 comments:

  1. Oi Mari, concordo com você: quem está realmente interessado corre atras de informações. Seja no orkut, sites oficiais, comunidade brasil-quebec, etc. Acho que por nos dispormos a compartilhar a experiência da nossa imigração damos a entender que estamos disponíveis para qualquer informação. E não é bem por aí. Também fico muito feliz em poder ajudar com o que sei, mas boa vontade tem limite!


    Um abraço,
    Fernanda

    ReplyDelete
  2. Sei bem como é isso. Não tive tantas experiências por email, mas no orkut, através do blog (poucas também) e mais pessoalmente, de brasileiras que chegavam aqui e queriam tudo mastigado, depois xau, e pior que muitas vezes depois de receber a informacão esnobava dizendo que já sabia, daí uns dias depois de novo outra pergunta, aja paciência.

    Já cumpri minha meta de ajuda, agora dou informacões, mas bem menos, até porque as coisas mudam, e depois de alguns anos que a gente se expatriou, as coisas ficam diferentes.

    Aqui no seu blog tem muitas informacões, mas o povo por certo tem preguica de ler.

    Vamos que vamos.

    Bom final de semana para você e família.

    ReplyDelete
  3. Se eu posso eu respondo, se não indico o caminho das pedras, e finalizo "boa sorte com as pesquisas"! Vi um post que me deixou de queixo caído, um dando adeus ao Brasil e no comentário o outro perguntando sobre o preço das passagens, nem deu bye bye. bjs.

    ReplyDelete
  4. Nossa Má, falou tudo! Parabéns! E pra quem acha que vcs estão metidos...bom, isso não deve passar de inveja, né....

    Simone D.

    ReplyDelete
  5. Pois é Mari... Ninguém quer fazer o dever de casa... Depois têm a cara-de-pau de dizer que não sabiam e que ninguém ajuda. Rerererere... Pôxa, ler TUDO o que o CIC disponibiliza é o mínimo que se espera de alguém realmente interessado.

    Eu tenho uma espécie de e-mail com os "links de sucesso" e repasso aos interessados. Como você escreveu, quase 100% dos casos nem agradecem.

    Paciência, né? A gente foi inventar de dar a cara a tapa na internet... Rerererere...

    Abraços!

    ReplyDelete
  6. Pior foi um semi-analfabeto que me escreveu perguntando como fazia para vir para o Canadá - "LEGAL ou ILEGAL", segundos as palavras dele. Claro que nem me dei ao trabalho de responder.
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Ja me perguntaram ate o telefone do consulado do Canada em SP. Eh mole?

    ReplyDelete
  8. Nossa! Que lindinho o seu blog!
    Há um tempão estou pra escrever um blog post entitilado Hello, good morning and thank you! que será basicamente sobre o que você escreveu, mas com deranged de várias outras culturas. Como a gente é brasileira, tende a pensar que só a nossa cultura é assim. Experimental escrever um blog em inglês e depois me conta...
    Entretanto, devo tudo que consegui aqui aid blogs dos brasileiros com postsmeha detalhados sobre o processo e boa vontade para responder às ninjas perguntas. Tudo bem que os meus emails eram mega especificos, sempre achei que a genre só deve apertar send quando a gente leria o que escreveu!
    Bjos e parabéns pelo blog

    ReplyDelete
  9. Desculpa pelas palavras nonsense em ingles!
    Escrever no celular dá nisso...

    ReplyDelete
  10. Olá! Vim conhecer o seu blog e gostei mto! Qto ao post, nossa, q difícil, hein?! Para não falar coisa pior... sou do tipo q não deixa de responder nenhum email sequer, mas tem gente que abusa!
    Voltarei sempre!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ReplyDelete
  11. kkkk, pior foi uma amiga q recebeu um questionario com 55 perguntas sobre a profissao de Medico/ anestesista aqui no Canada. Ela trabalha em um grande hospital e depois a pessoa saiu falando mal, dizendo q eram satiras as respostas dela e ainda desejou q a vida dela desse certo. Da para aguentar? Nao eh uma ironia? ou ate uma ousadia?

    Tenho amigos q vieram para ca ha 30 anos, 20 anos , 15 e ate 10 anos atras, qdo nao havia orkut,internet, os emails eram super pessoais e nao havia tanta coisa no ar ou na midia. Em outras palavras, imigracao era quase um tabu, uma odisseia, para nao dizer 'saga" e hj, com tantas informacoes em diversos sites, revistas, ate no programa do Ratinho,Faustao, falam em imigrar ara o Canada e Australia e da-lhe propaganda!!! E as pessoas parecem q querem eh zuar mesmo... Teve uma que ate perguntou (por email)qto meu husband fazia por mes, ou ano e eu e toda a familia pque ela leu que quem nao faz 33 mil ao ano eh considerado pobre de marre aqui e ela queria saber, pque nao vinha para ca, ganhar pouco. Eu aguento? Ainda nao entendi o que tinha a ver minha renda com os desejos dela. Sera q gostaria q eu a sustentasse?
    Da vontade de processar, prender e jogar a chave fora...
    marilia-bc-

    ReplyDelete
  12. Oi Mari!!
    Eu penso assim: quem realmente está interessado, corre atrás!!
    Já li tanto histórico de blogs, fórum e afins, que fui obrigada a fazer um arquivo no word, com indíce, pra salvar algumas coisas importantes e assim achar fácil quando precisasse, pq depois de um tempo eu já não sei mais em qual blog eu li rsrs
    A próxima vez que te perguntarem algo sem noção, manda procurar no google...rs

    ReplyDelete
  13. As vezes parece má vontade, mas não é. Quando vc começa receber varios e-mail por semana com um monte de perguntas, muitas vezes perguntas super pessoais como o salario, vai ficando chato.
    E muita gente quer saber como está a sua vida mais por curiosidade do que por interesse mesmo em imigrar. Outras por causa da propaganda que o Canadá sabe fazer nos veiculos de comunicação do brasil.
    É uma pena porque as vezes acabamos sendo injustos com pessoas que realmente estão interessadas e não conseguem encontrar a informação. Por isso, eu leio os e-mails com cuidado, prestando atenção em tudo e dou a resposta de acordo com minha avaliação. De qualquer forma, nunca deixo ninguem sem resposta.

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...