Sep 10, 2010

Éramos 5...

Só hoje me dei conta de que não falei da minha 4° "filhinha". A Luísa Elena (vejam a confusão) é uma alemazinha filha de pai alemão e mãe brasileira. Essa tal mãe brasileira é uma amiga de infância das minhas irmãs e já faz parte da minha família. A Jill, como a chamamos, frequenta a minha casa desde que eu me entendo por gente: sempre saía com minhas irmãs e quando voltavam "da farra" ela dormia em casa e passava o domingo com a gente.


Eu, por ser um pouco mais nova, só ficava acompanhando o processo de se prepararem para sair e depois os comentários da festa (todas nós deitadas, no escuro e a Jill falando pelos cotovelos).


Assim como as minhas três irmãs naturais, a Jill teve muita influência na minha vida e muito do que eu sou hoje, eu devo com certeza a ela.


Quando ela saiu do Brasil, eu senti muita tristeza misturada à alegria de saber que ela estava buscando seu sonho (e eu nem imaginava que algum dia eu faria o mesmo). E então, ela se casou com um alemão e teve a Luisa Elena e o Lourenzo. Sempre que vai para o Brasil, a Jill passa alguns dias na casa da minha mãe e assim, a Luisa e o Lollo passaram a ser os meus sobrinhos da Alemanha.


Depois que me casei, a Luisa Elena sempre passava alguns dias na minha casa também e acompanhou o nascimento dos meus filhos, meu processo de imigração e tudo o que tenho vivido desde que ela nasceu, rs.


Ela sempre foi uma menina meiga, inteligente e simpática.


Este ano, seus pais queriam que ela fizesse um intercâmbio para os EUA para melhorar o inglês. Já estava quase tudo certo quando ela ficou sabendo que eu estava em Toronto e para minha alegria, ela quis vir passar este ano com a gente. Tem sido um prazer enorme ter a Luisa Elena aqui em casa: as crianças estão adorando, o Sergio também e eu estou amando.


Eu consigo imaginar o quanto está sendo dificil para ela, Luisa Elena, ficar longe da familia, em uma terra distante, falando outra lingua e tendo que tomar suas próprias decisões. De minha parte, estou tentando dar a ela a oportunidade de decidir sozinha, de aproveitar esta oportunidade para crescer, se tornar ainda mais independente... mas é claro, que com um colinho sempre disponivel.

As aulas começaram esta semana e estamos todos tentando nos adaptar à nova rotina. E agora com ainda mais hístórias pra contar e esta experiência de filho adolescente, high school e tudo o mais.

3 comments:

  1. Oi Mari,


    Eu tava fazendo uma confusao na cabeça qnd vc falava de duas Luisa rsrsr Agora entao, eu ja sei.
    Desejo um ano letivo bem legal pra toda a galerinha ai.


    Abraçao, Neuzinha

    ReplyDelete
  2. Ahh, agora sim entendi,quando li vc. comentando dela num post anterior "conclui" que deveria ser alguma menina fazendo intercâmbio mesmo, mas pensei que ela tinha vindo direto da Alemanha e que vc. nem a conhecia antes...rsrsrs daí pensei: que parte da história eu perdi?? sempre leio todos os posts?!!bjocas, mari

    ReplyDelete
  3. Meu, que coincidencia os nomes ha, ha, ha. Mari, depois que vc trocou o seu blog meu google reader fica brincando de esconder seus posts novos, mas vou dar um jeito nisso, logo, logo :-)

    bjs

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...