Mar 12, 2012

Aprendendo a ler em inglês

Aprender a ler em inglês é uma arte que exige muito trabalho. Não estou falando de nativos de lingua portuguesa que aprendemos o inglês como segunda lingua: estou me referindo às crianças. Eu acho que o português é infinitamente mais facil de aprender a ler.

Demorou um certo tempo pra eu entender que a memorização das palavras mais frenquentes funciona muito bem. Quando a Helena estava no Junior Kindergarten eu ficava meio revoltada de ve-la "memorizando" listas de palavras. Eu sempre ficava me perguntando se não haveria uma regra para facilitar as coisas.

Infelizmente as regras da lingua inglesa foram feitas para serem desobedecidas e tenho que dar a mão à palmatória: aquela memorização toda funcionou super bem com a Helena.

O que acontece é que muitas palavras na lingua inglesa não seguem as regras para a pronúncia e as crianças acabam tendo dificuldade para ler estas palavras pelo som. O que eles fazem??? Memorizam estas palavras de forma que sempre que aparecem em um texto as crianças as reconhecem imediatamente sem tentar usar nenhuma regra para pronunciar.

Em paralelo, eles vão ensinando os sons das letras. Existem varios exercícios para as crianças memorizarem cada som com musiquinhas e gestos. Sabendo os sons das letras as crianças podem pegar as palavras desconhecidas e tentar ler atraves do som.  Então as crianças começam lendo livrinhos cheios de sight words (que são palavras muito frequentes mas dificeis de ler através do som) com uma ou outra palavra mais dificil. Estas palavras que as crianças não conhecem, elas tentam ler através dos sons. Conforme as crianças vão se familiarizando com aquelas palavras, os livrinhos vão ficando mais dificeis.

Muitos destes livros vêm com uma letra de dificuldade que vai de A a Z. Sabendo o nivel do seu filho fica mais facil escolher livros que ele consiga ler mas que não sejam muito faceis.

Para crianças que ainda não lêem, como a Luisa (junior kindergarten) os livros repetitivos são muito bons. Normalmente estes livros têm uma frase que se repete pelo livro inteiro (que eles chamam de pattern) e uma figura que representa a ação que está acontecendo na frase:

Luisa esta lendo.
Luisa está cantando.
Luisa esta comendo.
Luisa esta dormindo.

Depois de ler duas vezes o livro para a criança, ela é capaz de ler o livro sozinha e elas memorizam aquelas palavras e as reconhecem em outro texto.

Eu e a professora temos usado varias estratégias para ensinar estas palavras mais frequentes para a Luisa:

- Na escola tem o clube 12 em que as crianças que memorizam 12 palavras (you, in, is, I, a, it, the, was, to, of, and, he) colocam o nome no mural da classe. Não preciso dizer que todo mundo quer entrar no clube, né?

- E quem entra no clube 12, começa estudar para o clube 22 (I, a, and, am, at, on, me, my, we, no, said, you, the, they, it, is, in, of, for, from, was).

- Em casa eu fiz cartões com as palavras, jogo da memória e quando lemos um livro nós procuramos pelas sight words no final da leitura.

Existem varias listas de sight words e varios sites com exercicios para ajudar as crianças a memoriza-las. Hoje eu entendo que o Eduardo perdeu esta parte do aprendizado da lingua, o que talves tenha dificultado seu aprendizado na leitura.


5 comments:

  1. Mari, muito interessante este teu texto. Eu nunca havia parado pra pensar em como seria a alfabetizaçao no inglês. Até que comparando em alemao é mais fácil, apesar de que as palavras sao imensas e nós temos muitos ditongos com pronúncia diferente da escrita...

    ReplyDelete
  2. Louca estou! Eu queria dizer que é mais difícil que a alfabetizacao no alemao...

    ReplyDelete
  3. No Brasil a gente sempre aprende que o ingles é muito mais facil que o portugues porque não tem muita declinação de verbo. Nos cursinhos de ingles parece mesmo, mas quando vc começa aprender ingles de verdade vc ve que não é bem assim.
    Especialmente a leitura é muito complicada para quem não sabe ler ainda. Já o portugues...

    ReplyDelete
  4. Ei!! Manda uns livrinhos desses pra mim! Depois que eu aprender vou ensinar as crianças!!
    kkkkkkkkkkk
    Falando sério agora, gostei do método, vou tentar aplicar aqui.

    ReplyDelete
  5. A fonetica eh meio complicada mesmo. A Victoria estah aprendendo, o metodo eh parecido, mas ela tem uma caixinha com as palavras e toda vez que aprende as palavras ela ganha mais palavras. Tbem recebe livrinhos semanais que eles mesmo escolhem. Victoria anda no onibus e na rua reconhecendo as palavras que le. Muito legal!

    bjs

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...