Mar 14, 2012

O mais novo da turma

Aqui na província de Ontario as crianças entram na escola no ano em que completam 4 anos (sem choro nem vela). Assim, a criança que nasceu em janeiro é a mais velha da turma e a que nasceu em dezembro é a mais nova.

As escolas não reprovam (pelo menos não declaradamente) e não existe negociação em relação a ida da criança para a escola. O Junior e o Senior Kindergarten (uma especie de jardim e pré-primário brasileiros) são opcionais, mas mesmo que vc resolva não colocar o seu filho de 4 aninhos na escola, quando ele entrar na escola aos 5 anos não vai para o "jardim" de infancia (JK), vai direto para o pré-primário (SK) e logicamente vai estar muito atrasado em relação às outras crianças que ficaram 1 ano na escola.

Desde a primeira escola que eu visitei por aqui, eu venho discutindo este sistema com todas as diretoras, professoras, auxiliares, faxineiras!!! E a resposta é sempre, sempre a mesma: "não se preocupe que ele vai ficar bem".

Minha preocupação é especialmente com o Eduardo. A Helena entrou no JK com 4,5 anos e ja estava mais do que preparada para a escola. No fundo, se ela tivesse ido direto para o SK teria se dado bem também. Ela vai ser até o final da sua vida escolar, uma das mais velhas da turma e eu acho isso muiiiito bom: ela está totalmenta amadurecida para a vida escolar e as vezes eu preciso dar uns "cortes" nela pra não ficar bitolada demais, rs.

A Luisa entrou no JK com 4 anos recem completados. Apesar de não ter a maturidade emocional da Helena, ela também está pronta para a escola e não vai ter grandes dificuldades.

Mas o Eduardo entrou na primeira série daqui com apenas 5,5, ou seja, se ele tivesse feito o JK no Canadá, ele teria ido para a escola com 3 anos e meio e eu acho que ele era muito novo. Aos 8 anos ele está terminando o terceiro ano primário e apesar de conseguir acompanhar o ensino, eu acho que o nivel de exigencia é grande demais para a maturidade dele.

Imaginem que ele completou 8 anos no dia 14 de dezembro e o amigo dele aqui da rua, completou 8 anos no dia 8 de janeiro. Os dois são iguais: passam horas brincando juntos, têm as mesmas bobeiras de menino, estao no mesmo momento de maturidade, só que um está no terceiro ano e o outro no segundo. Eu fico inconformada, porque um leva a escola com o pé nas costas enquanto o Eduardo tem que aprender coisas muito mais complexas. A quantidade de lição também é uma sacanagem, porque a do Edu é lógico que é bem maior, rs.

Mas nesta briga contra o sistema  eu perdi a guerra inteira e agora não posso mais lutar. Não dá mais para "reprovar" o Eduardo e faze-lo fazer uma serie novamente, então tenho que me conformar. É uma pena, porque a vida escolar dele poderia ser bem mais facil, mais relaxada se ele estivesse um ano antes. Mas tambem morro de orgulho do meu filho, que fez um esforço muito grande para alcançar este barco que corria rapido demais para ele e hj, ele consegue acompanhar o barco no meio da turma.

12 comments:

  1. Mari, eu entendo mais o mesmo a sua preocupação pq minha mãe foi a mesma coisa... Só que no caso do meu irmão não foi no "começo" da escola essa preocupação e sim no "final", pq meu irmão entrou na faculdade com 16 anos e meio! E ele ainda fazia faculdade a noite (que geralmente tem gente mais velha que trabalha durante o dia, etc), entao para ele a dificuldade foi por parte do ambiente, que era totalmente off para ele. E por um tempo ele ficou meio atordoado com isso, pq ele não tinha ainda a maturidade dos outros e em relação aos amigos, ele vivia um momento diferente. O bom é vc ficar sempre de olho e ver como ele lida com isso emocionalmente. :) bjs

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  2. Aqui em casa estamos com o mesmo problema, e com o Eduardo também. :-)

    Ele eh de 31 de dezembro, ai ja viu. O problema é que ele nao acompanha a brincadeira das outras criancas
    e os outros fazem ele de bobo, e como ele gosta de agradar termina virando o bobo mesmo da estoria.
    E eu fico p da vida com ele e termino cobrando muito dele.

    E isso aconteceu por culpa nossa porque ele conseguiu uma vaga na melhor escola da cidade (que nao eh a nossa designada)
    e nao queremos tirar ele de lar por isso, ja pensamos varias vezes se valeria a pena reprovar ele mas nao sei o impacto
    no social dele ja que os amigos iriam para o grade 2 e ele ficaria pra trás.

    Esse é o nosso dilema, para o Rafael vamos esperar um ano mais apesar de acharmos Rafael mais desenvolvido socialmente
    que Eduardo.

    Grande abraço.
    Luciano.

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  3. Bia, o sergio teve mais ou menos o mesmo problema quando entrou na faculdade e foi bem dificil, mas com o tempo ele conseguiu superar.

    Luciano, os nossos eduardos podem dar as mãos. Eu sinto exatamente a mesma coisa em relação aos amigos. Muitas vezes ele faz papel de bobo e eu acabo cobrando muito dele. O problema é que em Ontario não existe a possibilidade de reprovação. Eu venho discutindo isso desde que cheguei aqui e nao tem jeito, as pessoas até me olham como se fosse absurdo eu pensar em algo assim. O que mais me preocupa é que na classe do edu (grade 3) tem 4 meninos do grade 4 que por algum motivo tiveram que voltar: então existe sim uma reprovação, mas ela é velada. Eles dizem que as classes são mistas e bla bla bla, mas na verdade eu sei que estes meninos nao conseguiram acompanhar o grade 4 e tiveram que voltar. Só que isso eu nao vou permitir porque tanto os meninos como a classe inteira sabem que na verdade eles estao com dificuldades. As crianças do grade 3 falam deles como "aqueles do grade 4". Agora eles não pertencem ao grade 4 porque estao na classe do grade 3 e não pertencem ao grade 3 porque vieram do grade 4. São 4 crianças perdidas, separadas dos amigos e que nao fizeram novos amigos. Um crime, eu diria.
    O seu dilema é complicado e cada vez vai ficando pior porque agora eles entendem e não vão querer ver os amigos indo adiante e eles "reprovando". E mesmo que vc mude de escola, ele vai entender que esta fazendo a mesma serie novamente.

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  4. Mari,

    Quando eu chegar aí, será que eu consigo matricular o Bernardo no Senior Kindergarten? Ele faz 06 anos em maio, mas eu preferia que ele fizesse o Senior Kinder no Canadá, ao invés de entrar no Grade 1 direto. bjs Priscila

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  5. Infelizmente em Ontario não consegue. Eu briguei por isso varias vezes e olha que o Eduardo é do final do ano. Ele entrou no grade 1 com 5 anos oito meses. A criança que já tem 6 anos completos vai para o grade 1 sem choro.
    O que vc pode ir fazendo desde já é ajuda-lo com o ingles só pra tentar facilitar a vida dele, mas nao sei se isso é realmente necessario. O maior problema do Eduardo é que ele é o mais novo da classe inteira e não tem a mesma maturidade que os amigos. Imagine que a maioria dos colegas dele são quase 1 ano mais velhos, alem se serem quase o dobro do tamanho. No caso do Bernardo, ele será um dos mais velhos ou pelo menos estará na mediaAcho que ele não vai ter problema nenhum e vai tirar de letra.

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  6. Obrigada pela resposta Mari. Eu entendo o que vc diz em relação a maturidade do Eduardo, especialmente eu também sinto que os meninos são mais "bobões", imaturos em relação as meninas, aí também a diferença fica maior. Já que não tem jeito, o negócio é saber administrar, e veja pelo lado positivo mesmo, ele está conseguindo, mesmo com essa diferença! bjs. Já está com o marido??

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  7. Estou sim!!! O ape é minusculo e a chuva nao da tregua, mas pelo menos estamos "sofrendo" juntos, rs.

    Eu acho que a escola poderia ser mais tranquila para o edu, mas ele esta conseguindo administrar sim e acho que vai ficar bem. Qt a ser bobao... vou ter que trabalhar isso.

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  8. Rsrsrs...imagino os três dentro do apê, com chuva, loucos pra dar uma volta, mas que bom que estão juntos! Boa sorte por aí!

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  9. Quando minha mãe sugeriu que eu colocasse o Gabi na escolinha com 1 ano pensei que ela tivesse surtado. Mas foi a melhor coisa que fiz por ele! Ele teve um excelente desenvolvimento e hj está acima da média da idade dele. Quando foi a vez do João não pensei duas vezes e repeti o que fiz com o Gabi, mas em outra escola. E aconteceu o mesmo! É claro que em casa eu mega incentivo os dois atiçando a curiosidade deles e sempre ajudando nos deveres. No começo é dolorido mas depois A GENTE (sim, nós, as mães) se acostuma, pq eles acabam tirando tudo de letra!
    Com apoio e incentivo eles vão longe, mesmo com pedras no caminho.
    bj grande em todos vcs

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  10. Oi Mary, estamos em Quebec, mas estamos nos mudando para Toronto. Queria tirar umas dúvidas sobre escola aí. Além disso, tenho um filho especial e queria saber se ja presenciou alguma experiência parecida quanto a adaptação por aí. Estou devorando seus posts :) se puder me contatar por email é taniasimone72@hotmail.com. Obrigada por compartilhar conosco sua rotina!

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  11. Ola Mari, se essa ensage for duplicada, por favor, ignore uad as enviadas pq aquina tela siplesente suiu.
    Estamos no Quebec de mudança para Toronto e precisaria de ums poucos mas preciosos esclarecimentos de quem está aí. Tenho tb um filho especial e queria saber se já presenciou um caso de adaptação nessa situação. Meu email é taniasimone72@hotmail.com caso possa me contatar. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências de forma tão fofa :)

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  12. Oi Mary, estamos em Quebec, mas estamos nos mudando para Toronto. Queria tirar umas dúvidas sobre escola aí. Além disso, tenho um filho especial e queria saber se ja presenciou alguma experiência parecida quanto a adaptação por aí. Estou devorando seus posts :) se puder me contatar por email é taniasimone72@hotmail.com. Obrigada por compartilhar conosco sua rotina!

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Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...