As vezes eu tenho a impressao de que algumas pessoas muito grosseiras na verdade não sabem falar inglês direito e acabam traduzindo sua lingua-mãe e mudando totalmente o sentido do que gostariam de dizer.
Há algumas semanas atrás eu tentei me aproximar de uma polonesa da escola das crianças. Ela só tem uma filha da idade da Luisa e a menina nunca participa de nenhum playdate (qd as crianças vão passar a tarde na casa do colega). Os pais trabalham e normalmente correm até a escola para pegar a menina e levar para a casa da avó.
Eu fico morrendo de pena da menina que só fica vendo a criançada indo de uma casa na outra e ela sempre sozinha. Cheguei para a mãe e perguntei se a menina não gostaria de ir na minha casa brincar com a Luisa e a Helena. A mãe vira e diz:
- Eu vou ver se ela está interessada!!!
Eu confesso que fiquei pensando nesta frase por varios dias sem saber ao certo se foi um talvez, se eu deveria insistir ou esquecer. Esqueci.
Esta semana o pai da menina veio todo sorridente para o meu lado. Eu chegava na escola e ele fazia questão de me cumprimentar, veio me perguntar se eu era brasileira ou portuguesa, falou do clima, da escola, da alergia que ele tem ao frio...
Eu achei toda aquela simpatia muito estranha... porque ele no máximo fala "bom dia" sem sorrisos.
Hoje finalmente eu descobri a razão de tudo. A mãe da menina veio me perguntar se as meninas não poderiam se encontrar no march brake para brincarem um pouquinho!!! E então marcamos que a menina vem aqui em casa na sexta-feira porque eu vou viajar a semana que vem (advinha pra onde????).
E agora eu pergunto: será que a moça na verdade não soube me responder, não soube o que dizer e por isso pareceu tão rude? E será que todo este povo mal educado que eu encontro por aqui na verdade tem apenas um problema de tradução errada???
Eu mesma respondo: não! Tem gente que é grossa mesmo independente da lingua. Porque eu já vi coisas que cair a cara e a pessoa foi extremamente grosseira sem falar uma palavra, rs rs rs.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Concordo que existem pessoas grosseiras em qq lingua e qq pais, mas sobre a polonesa, eu tenho uma coisa a dizer. Aqui trabalho com varios poloneses, no Reino Unido tem muito, mas muito mesmo e uma amiga minha disse que por ser um pais hiper frio e ex-comunista, as pessoas sao diretas, nao enrolam, nao batem papo. No passado elas tinha que se proteger e proteger a familia, tinham que achar comida pra levar pra casa, entao elas sao muito diretas. Hoje em dia melhorou muito, mas vc ainda ve resquicios dessa epoca, principalmente qdo elas nao conhecem as pessoas direito. Nao estou fazendo desculpas para gente grossa, soh estou falando o que foi explicado pra mim, rs.
ReplyDeletebjs
A geração politizada anteriormente a minha tinha a Uniao Sovietica como o céu. Já a minha geração, pós invasão da Hungria e da Tchecolosvaquia,e do anuncio dos crimes do Stalin, já tinha muita duvida em relação a isto.
ReplyDeleteMas de certa forma eu sempre reconheci tres virtudes no comunismo, a prioridade a educação, a saude e o combate aos mitos e crendices.
Mas a minha vinda para o Canadá, e com todos os "leste-europeus" que eu conheci para mim, derrubou mais duas virtudes do comunismo.
Primeiro que educação (eu estou falando de educação formal e não no sentido do post da Lena) por lá era falsa. Eles até sabem ler e escrever bem, mas nunca foram estimulados a pensar. Parece tambem que o governo intervia até no que eles iam estudar, porque o que eu conheci de leste-europeu descontente com sua profissão lá!!!! E aqui no Canadá eles sempre estão um ou dois niveis profissionais abaixo aos seus paises de origem.
E a outra coisa que caiu, foi em relação aos mitos e crendices. Os comunistas se esforçaram tanto em acabar com a religião (e de certa forma foram bem sucedidos) que acabaram criando uma outra religião, ou melhor, uma anti-religião. É impressionante como eles se apegam aos mitos, as teorias conspiratorias. Em todo acontecimento sempre existe a mão do governo, mudando os acontecimentos e mentindo (o que parece que era uma realidade isto para eles lá).
Flavia, nós vivemos em um bairro cheio de imigrantes do leste europeu, especialmente poloneneses e ucranianos. De uma maneira geral eles são muito "diretos" o que para nós acaba se confundindo com rude. O dono da casa onde nós morávamos era um amor de pessoa e nós gostamos muito dele e da esposa, mas ele é muito grosso, rs. E eu tenho certeza que ele não percebe as grosserias que faz. E muitos dos meus vizinhos são grosseiros da mesma forma, mas aos poucos estou conseguindo diferenciar quando querem ofender e quando apenas falam sem pensar, rs.
ReplyDeleteComo eu moro há muitos anos aqui, já estou muito vacinada com os europeus em geral, principalmente os nao-latinos que sao bem diretos e a gente confunde com falta de educaçao, porque no Brasil nenhuma pessoa falaria assim. Aqui é o normal: se você pergunta pra mae da criança, se ela quer deixar o filho vir na sua casa, ela nunca dirá sim, primeiro dirá que irá consultá-lo. Eu passei a fazer isso também, porque quando eu nao consultava meus filhos e saia dizendo sim, eles às vezes nao queriam ir na casa da criança, por um motivo ou outro.
ReplyDeleteAqui eles também têm a péssima mania de se convidar pra sua casa, o que pra mim é falta de educaçao, porque já vi outros tantos primeiro convidando pra depois serem convidados. Portanto, tem coisas que eu deixo passar, até porque eu às vezes fico estressada no meu dia, com meu esquema de trabalho-casa-filhos, que vai ver até eu passo com trator em cima de alguns. Mas eu nunca sou falsa, é contra as minhas convicçoes.
Boa viagem pra vocês! Tomara que vocês gostem de Halifax, nao conheço, mas deve ser lindo, né?
Um beijo
Claudia