Mar 7, 2012

Meu país é muito melhor!!!

Se tem uma coisa que é irritante em um imigrante é esta história de que tudo em seu país é melhor!!! De cada 10 imigrantes que eu conheço, 9 dizem que seu país é melhor: que a comida é melhor, que a educação é melhor, que o clima é melhor, tudo é melhor!!!

Eu as vezes me irrito um pouco com os próprios canadenses que não dão um "respostão" para estas listas de vantagens que os outros países têm em relação ao Canadá.

Se seu país é tão melhor "O QUE VC ESTÁ FAZENDO AQUI?" Volta pro seu país melhor!!

Hoje eu estava conversando com meu vizinho da eslováquia ou eslovenia (não lembro). Ele não cansa de listar as vantagens que seu país tem em relação ao Canadá. E não só o país dele: a Europa como um todo é muito melhor que aqui!!! A educação do país dele é muito melhor que a daqui! As pessoas do país dele são muito mais educadas e gentis que as daqui (provavelmente ele aprendeu a ser grosseiro com os canadenses!!!). Os governos governam melhor lá, até os onibus funcionam melhor!!!

Tudo no Canadá é ruim, é frio, é caro, é feio, é inseguro, é corrupto, é o que há de pior no mundo. E eu fico me perguntando por que continuar vivendo em um lugar tão inóspito?

Me incomoda muito esta visão um tanto deslumbrada que os imigrantes vão adquirindo conforme o tempo vai passando. As vezes eu acho que quando imigramos nós criamos uma ilusão de que  o lugar para onde estamos indo é perfeito. E então, quando os defeitos começam a aparecer, nós transferimos a nossa ilusão para o que tinhamos antes.

O mais difícil pra mim nestas conversas é não cair na risada quando começo recitar mentalmente a "Canção do Exílio" do Gonçalves Dias. Só agora eu consegui entender perfeitamente do que ele estava falando neste poema:

Canção do Exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."


Gonçalves Dias

15 comments:

  1. Na verdade, eh que as coisas ruins sao as primeiras que esquecemos quando nos mudamos, e passamos a lembrar somente das coisas boas!!! Erro ...

    Mas uma coisa eu digo, de ruim, o Canada soh tem o inverno longo, pois fo resto, eh ateh o momento, o melhor pais que jah vivi!

    ReplyDelete
  2. Isso é tão verdade Mari. Minha tia mora a 10 anos nos EUA, mesmo estando legal e podendo passar férias aqui, nunca veio. Mas quer voltar a morar no Brasil. Cadê a coerência?

    Na última vez que fomos visitá-la ela falava maravilhada sobre como o Brasil era melhor e como os Estados Unidos eram tão ruins. Mas eu sei como a vida dela era aqui e como é a dela agora mil vezes melhor em todos os sentidos. Tenho certeza que as pessoas quando estão longe só lembram do que é bom.

    ReplyDelete
  3. Isso 'e igual a ex-namorado(a). Voce acaba o namoro e depois de um tempo acha que aquela pessoa era 'otima, ai resolve reatar a relacao, ai sim lembra porque nao deu certo.

    abracos,
    Luciano.

    ReplyDelete
  4. rs, imigrante eh tudo igual :-0

    bjs

    ReplyDelete
  5. Oi Mari! Não, não! O pior é quando refugiado diz que a banana, o abacaxi do país dele é melhor (lol). Eu conheci uma refugiada de Butão, que vivia fazendo comparações com o país dela e a Nova Zelândia, na aula de inglês. E advinha qual era melhor? Tem ainda imigrantes e refugiados que acham que falam inglês melhor do que os kiwis. É cada uma que já ouvi.

    ReplyDelete
  6. Pois é, refugiado comparando é estranho mesmo, afinal, teoricamente, eles corriam risco de vida nos países de origem e por isso foram aceitos como refugiados!!! Mas parece que é bem comum o pessoal reclamar e se esquecer das coisas ruins e só guardarem o que "era bom".
    Até que estou me esquecendo e já escrevi um post falando bem do samba, sejam só, rs.

    ReplyDelete
  7. Muito bom o post...
    Comparar nunca é legal, e muito menos justo!!!

    ReplyDelete
  8. Eu acho que a maioria dos imigrantes nao conhecem onde estao indo. Os da Asia vieram fugindo de guerra e perseguicoes, os da India vieram investir e alguns por religiao e familia. Os da Europa por trabalho e oportunidades e outros tantos brasileiros nunca colocaram os pes aqui, mas tinham um "sonho" de morar no Canada. A maioria dos blogs diz isto. Entao, nada mais real e normal que ver que nem tudo funciona no pais da "Alice". E a saudade fica onde? E muitos sabem que nunca vao ser canadenses. Porque voce se irrita?Qquer um pode morar onde quiser e puder e qto ao falar...bem,..quem tem boca....

    ReplyDelete
  9. Marilia, eu acho muito natural ver o lado negativo das coisas. Ele existe e não dá pra ficar fingindo que tudo é uma maravilha. Eu acho natural sentir saudades. Não existe pastel como os de São Paulo, nem pizza, nem cuzcuz, nem feijoada, rs. Mas eu acho um saco as pessoas tentando te convencer de que este é o pior lugar do mundo, tentando te convencer de que vc não conhece e não sabe o que é bom na vida. Na verdade reclamando de uma vida que ele mesmo criou quando veio para o Canadá e ficou fechado no seu mundinho de gueto, vivendo das lembranças de uma país que com certeza não existe mais, porque tanto a pessoa como o país mudaram.
    Eu me irrito com pessoas que quando precisaram o Canadá servia e agora ficam cuspindo no prato que comeram, afinal, vieram porque em seus maravilhosos países de origem não tinham o que conseguiram aqui. E assim como quem tem boca pode sair falando o que quiser, eu também posso me irritar de ter que ouvir este tipo de ladainha o tempo todo porque as pessoas podem morar onde quiserem, mas apesar de reclamar esse pessoal sabe muito bem como é a realidade aqui e lá (nos seus paraísos de origem).

    ReplyDelete
  10. Eu acho que não é bem assim, Marília. E também não entendi muito bem qual o seu ponto de vista. De qualquer forma de que imigrantes asiáticos você está falando? Os japoneses, coreanos do sul, filipinos e inúmeros chineses que estão na Nova Zelândia estão em busca de qualidade de vida. Então, isso já mostra que eles sabiam o que os esperavam, quando optaram por este país:qualidade de vida, ué?! Acho que a melhor classificação, se for para generalizar, seria imigrantes de países do primeiro e do terceiro mundo (ou emergentes, se você preferir). Seja como for, eu acho que a Mari tem razão, se fosse tão bom, nos países de origem dos imigrantes, eles não teriam imigrado.E eu não tenho paciência com gente sem noção e que se acha a tal. Abraços, meninas! Márcia

    ReplyDelete
  11. O que eu acho que acontece aqui no Canadá é que os imigrantes se sentem muito constrangidos em admitir que eles estavam em uma situação dificil em seus países de origem. Então fica esta história de falar que seu país é ótimo, como se fosse dizendo: eu vim para cá porque eu sou um aventureiro, voce porque passava fome.
    Mas por exemplo, o "amigo" da Lena deve ter nascido em 1930, ele pegou o período da guerra na pré-acolescencia! E depois que a guerra acabou veio o comunismo, não sei qual dos dois foi pior. Imagino o que ele não deve ter passado!

    ReplyDelete
  12. Bem, as coisas podem gerar facilmente um mal entendido, qdo nao sao bem explicadas, viu "I know my children"?? Vc se referiu de uma forma meia estranha, pque eu entendi claramente o que a Mari escreveu respondendo para mim. Depende de como sao faladas e em que tom..na verdade nao convivo com imigrantes e nao sei bem o que pensam. Tive um relacionamento superficial com pessoal do Iraque e todos eram bem sofridos e rancorosos. Choravam em plena sala de aula..tinham saudades e raiva por estarem aqui. Achava constrangedor, mas nao sou oficial de imigracao e psicologa para analisa-los. Sabia que entraram como refugiados e nunca compreendi pque tanto choro..Agora, se falassem em desdenhar, claro eh so voltar..tudo depende.

    ReplyDelete
  13. BTW, I know my children, eu tbem nao entendi teu ponto de vista, pque falar de bananas q sao melhores, vc foi ate o pais deles para saber se sao ou nao?

    ReplyDelete
  14. Sergio,talvez o vizinho de voces tenha boas lembracas da infancia. Isso acontece com os meus filhos. Elem tem otimas recordacoes e nao queriam vir pra ca (NZ). Mas, passados quatro anos, estao perfeitamente adaptados e felizes. Respondendo a Marilia: desculpe-me se lhe ofendi. Eu estou apenas trocando ideias, sobre o assunto proposto pela Mari. Nao tome como pessoal. Ate a proxima! Marcia

    ReplyDelete
  15. Nao me ofendeu em nada!
    Expliquei meu ponto de vista, pq nao entendi o seu. Ate mais.

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...