Apr 28, 2014

Menina brasileira com matricula recusada por ter alergia alimentar???

 
Nem vou dar minha opinião: vou só contar como é feito no Canadá:
 
Só na escola das crianças, com menos de 250 alunos, 4 crianças precisam de EpiPen. As escolas aqui são preparadas para isso e cada classe se adequa de acordo com a necessidade dos alunos, ainda que seja apenas um.
 
Como existe um grande número de pessoas alérgicas a nuts (castanhas, nozes, amendoim...) é expressamente proibido levar esse tipo de alimento para as escolas. Ninguem leva! E em muitos outros lugares frequentados por crianças, é proibido levar nuts tambem.
 
Em varios locais da escola tem quadros com a foto das crianças alérgicas e uma explicação do que fazer em caso de emergencia. Algumas crianças têm reações alérgicas tão fortes que precisam estar com a epipen o tempo todo junto ao corpo. As professoras levam a EpiPen nos passeios e tudo é muito levado a serio.
 
Ainda assim, com todos estes cuidados, de vez em quando acidentes acontecem, infelizmente! Mas nunca ouvi falar de uma criança que não tenha sido aceita pela escola por ter alergia.
 
Uma história até "engraçada" foi o amiguinho do Eduardo que levou o proprio lanche no aniversário do Edu. No socialismo canadense, todo mundo tem os mesmos direitos, mesmo que pra isso, a sociedade inteira tenha que pagar a conta. Esse menino tem um tipo específico de alergia alimentar, eu nem sei do que ele é alérgico, mas deve ser grave porque ele leva a propria comida para todos os lugares.
 
A primeira coisa que eu pergunto para os pais que trazem seus filhos pra brincar aqui em casa é:
 
- Ele(a) tem alguma alergia?
 
 

5 comments:

  1. To para ver lugarzinho cheio de doencas e alergias que aqui no Canada. Sou formada em Servico Social e trabalhei em lugares de riquezas e de pobrezas. Nunca vi na vida doencas que vejo aqui no Canada. Na minhas pequisas eu acho que deve ser falta de vacinas, ja que muitas familias nao vacinam seus filhos porque nao querem. Dizem que vacinas trazem doencas. Eu hein! Ou a exposicao aos alimentos muito cedo. Ja vi maes darem peaunut butter para criancas de 1 ano, assim como Mac Lanche feliz para criancas de menos de 2 anos. Sera que nao eh?

    ReplyDelete
  2. Mari, Entro eu aqui, ola!
    Concordo com anonimo acima, sempre achei algo relacionado com vacinas. Explico: minha filha no Brasil comecou a tomar as vacinas normais como todas as criancas. Com 1 ano levamos no centro de saude para mais uma leva de vacinas...qdo o pai dela questionou o tanto de vacinas no cartao de saude.(Ele eh canadense).Tinha gotinha, sabin,tri viral etc..e a enfermeira disse que eram obrigatorios e ele disse que era o pai e que nao autorizava nenhuma mais. Foi quando veio o medico e outras pessoas e explicaram que o Brasil era um pais quente, com doencas tropicais e que a crianca teria que tomar. Ele concordou. Conclusao: Hj moramos aqui e minha filha ja tem 14 anos. Nunca teve nada, alergia de nada e nem gripe. E as amigas dela me deram muito trabalho. Na fase dos sleepovers, era um tal de alergia de amendoin, de grao, de gato,de travesseiro de pena, disto e aquilo..Uma tbem tinha alergia a produtos de limpeza.Esta nunca veio dormir, gracas! Qdo eu levava no Mall estas meninas, saia com uma parafernalia de injecoes de insulina para uma,(sim, tinha uma com diabetes)remedio para "nao dar" a crise mortal na outra. E ainda nao sei como sobrevivi, pque as maes me traziam todas as recomendacoes, como se fosse a coisa mais natural do mundo. E meu queixo so caia...haha Sei la, nao sou medica, mas eh muito esquisito isto aqui no Canada.Depois teve a onda do shingles (cobreiro) que no Brasil nao se ouve falar.E aqui eh moda, conheco varios que tem mas eles dizem que a variacao do chicken pox...
    PS: nao entendi o que vc escreveu sobre vacinas serem novas. Minhas tias que estao na fase dos 70 anos tomaram e uma delas se negou e teve paralisia infantil. A sequela ficou como uma perninha mais fina que outra, nada mais.Acho que as vacinas existem desde sempre...bjos

    ReplyDelete


  3. Eu tb me impressiono com as alergias aqui. Ja vi muita gente alergica no brasil, ate com reãções fortes, mas sempre após a ingestao do alimento. Mas aqui, quantidades minimas, uma faca mal lavada e as vezes ate o cheiro já causam reação. e parece que em alguns paises da europa tb ocorre.

    Como todo mundo pode inventar teorias a minha teoria é de que pelo fato de termos um inverno longo e frio as pessoas consomem mais pennuts do que em outros paises mais quentes. Nao sei se comessemos o ano inteiro amendoim no brasil, se nao teriamos este tipo de problema por lá.

    Mas concordo que as crianças aqui sao expostas a "tranqueiras" muito cedo e em grandes quantidades. Nõ é que a criança experimente uma batatinha do mc donalds de vez em quando: eles comem um mc lanche feliz sozinhos e na mais tenra idade.

    Meus filhos tem varios amiguinhos que só comem pizza, salgadinho, nuggets e tudo comprado pronto. o maximo que os pais fazem na cozinha é ligar o microondas.

    Mas nao sei ate que ponto as tranqueiras causam alergias por causa dos conservantes. Pode ser!

    Quanto às vacinas, eu não acho que tenha relação porque em países com o Brasil todo mundo é vacinado para as mesmas doenças e nada aconteceu.

    O problema das vacinas é esta onda meio nova que surgiu de não se vacinar as crianças e trazerem de volta doenças praticamente erradicadas. E quem está sofrendo as consequencias disso, sao as crianças que efetivamente não podem tomar vacinas e antes eram "protegidas" por todas as crianças vacinadas.

    A meu ver, uma total ignorancia! E o mais incrivel, é que as pessoas que seguem estas correntes sao pessoas com um certo nivel cultural, que estudaram, que conseguem ler um jornal e entender a noticia, mas sao absolutamente leigas em assuntos de saúde. Acham "cool" entrarem nestas ondas e alem de prejudicarem os proprios filhos, colocam em risco a população toda.

    E nós temos que ver e não podemos fazer nada!!!

    PS: Marilia, a frase se referia não a vacina ser uma coisa nova, mas a nova tendencia dos pais não vacinarem os filhos. Acho que o cursor mudou de posição e eu escrevi no lugar errado, só que nao li novamente antes de publicar.

    Se bem que as vacinas são uma coisa nova pra a humanidade visto que as vacinações em massa começaram em torno de 100 anos atrás. É pouco tempo!

    mas independente de qualquer coisa: a escola tinha que matricular a menina e se adequar às necessidades dela.

    Se vc se adequou às necessidades das amigas da sua filha, porque uma escola não consegue?

    ReplyDelete
  4. Mari, agora entendi,mas tenho certeza que li algo como vacinas serem novas na humanidade. Pode ate ser, pque antes as pessoas morriam cedo,ne? a media era de 30 anos de vida. Facil de saber, so procurar no santo google o ano da penicilina. bjos

    ReplyDelete
  5. Eu acho que a primeira vacina foi em 1700-1800. Mas acho que só no seculo 20 que começaram as vacinações para varias doenças.

    ReplyDelete

Viagem com a escola

Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...