A gente sempre brincava com a Luisa Elena, dizendo que sentiríamos falta dela porque até um calo faz falta quando nos acostumamos com ele, rs. Ela sabe que nós a adoramos e que estamos sentindo muita falta dela!!! Mas nós não sabíamos que a sua ida iria abrir aquela ferida latente que todo imigrante carrega consigo a vida toda.
É claro que todo mundo sente saudade de alguma coisa, de alguma época da sua vida. Basta ter passado um momento bom e já sentimos saudades dele. Mas quando saímos do nosso país,deixamos pra tras não só o passado, mas também o presente. Nós estamos aqui no Canadá e as coisas continuam acontecendo lá no Brasil: as pessoas continuam vivendo e se relacionando e nós começamos a sentir saudade das coisas que não vivemos, das situações em que não estávamos presentes, do toque que perdemos, e até da fofoquinha que não pudemos fazer.
Meu sobrinho levou a namorada na casa da minha mãe para apresentar para a família. Hoje, quando conversei com minha mãe ao telefone, ela me contou tudo o que aconteceu e eu corri para o FB para ver a foto da moça, mas não é a mesma coisa. A internet nunca vai conseguir substituir o estar junto, os gestos, as risadas, os olhares, aqueles movimentos que só cara a cara a gente faz naturalmente.
Alem da deliciosa panqueca de carne moída que minha mãe fez e do vinho "batizado" que o pai sempre tem em casa, eu senti saudade de ter estado alí, conversando com todo mundo, ajudando a sabatinar a moça, rindo por dentro dos foras e todas aquelas coisas de almoço de domingo na casa da mãe, rs.
Ao mesmo tempo eu lamento todas as coisas que eles estão perdendo daqui de casa. 2 anos depois de termos deixado o Brasil, eu sei que as crianças estão irreconhecíveis e certamente estão muito diferentes do que eram quando chegamos aqui. Muitas coisas acontecem e eles nem ficam sabendo porque já fazem parte da nossa rotina.
E eu já fico me preparando para quando os meus bebês começarem a voar sozinhos e eu não puder mais estar junto, acompanhando... apesar de tentar prepará-los para este momento, eu já estou sentindo saudades.
Esta é uma das músicas que a minha mãe canta quando está preparando o café da tarde. Ela gosta de fazer café do jeito antigo, com filtro de pano que ela mesma faz. Depois que coa o café, ela adoça e a batidinha da colher nas laterais do bule enquanto mistura é a sua marca registrada. Eu cresci ouvindo esta batidinha enquanto ela cantava músicas da "época dela" como ela sempre diz.
E quando meu pai entra na cozinha ela diz: "o sol entrou nesta casa".
Claro que tudo isso quando ela está de bom humor, rs...
É, estou com saudade de casa, saudade do meu cachorrinho que morreu semana passada, saudade da Luisa Elena que foi embora a semana passada, saudade da minha vizinha que me ligava pra eu imprimir os resultados dos exames dela e aproveitavamos para bater um papinho enquanto isso, saudade de chegar na casa da minha mãe e meu pai comentar a passagem da biblia que ele estava lendo ou a discussão que ele teve com os testemunhas de Jeová que foram lá oferecer uma revistinha, saudade de subir a ruinha da minha mãe já ver a rodinha de vizinhas me esperando para verem as crianças e fazer uma fofoquinha básica. Estou com saudade do previsível: de saber o que eu tinha que fazer para poder fazer o que eu gostaria.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Mari, eu sei bem do que você está falando. Pra mim passou, e nem sei exatamente quando, talvez depois de ter tido meus filhos aqui. Ano que vem completo 20 anos de Alemanha e tenho a impressao de que estou mais pra cá do que pro Brasil. Quando vou ao Brasil fico com saudade daqui. Loucura, mas é assim mesmo! Vocês nao planejam ir ao Brasil de visita? Matar as saudades sempre faz bem e às vezes confirma muitos dos sentimentos ou questionamentos que temos sobre ter feito a escolha certa. Tivemos uma menina brasileira de 22 anos aqui na semana passada. Foi bom, mas confesso que em alguns momentos tive dificuldade de entendê-la com a sua mentalidade brasileira.
ReplyDeleteBem, desejo boas férias de verao a vocês! Nós estamos saindo para a Itália nesta semana. Vai ser ótima a mudança de ares!
Um beijo,
Claudia
Mari
ReplyDeleteEu tb morro de saudades dessas coisas simples da vida!!! Qdo sei que a família está reunida na casa da minha avó, por exemplo, sinto até uma invejinha!! Porque sei que sempre que a turma se reúne só sai besteira e muitas risadas!
Qdo meu irmão começou a namorar a Laura eu já morava aqui, e tb morria de curiosidade!! Tb olhava as fotos no FB! hahah
É... isso faz parte da vida de quem mora longe! E não é do Brasil que sentimos saudades, né... é só dessas situações do dia-a-dia com pessoas que amamos! Por que tinha que ser tãããão longe?! :-/
Bjo!
Pois hoje eu matei as saudades dos meus dois melhores amigos de infancia pelo Skype. Apos 17 anos, pelo menos virtualmente, pudemos conversar, rir e lembrar de todas as pequenas coisas que fizeram deles verdadeiros irmaos pra mim.
ReplyDeleteE a vida segue...
Não posso negar que a internet ajuda muito. Eu sempre converso com meus amigos do Brasil e é muito bom. Sem a internet teriamos perdido contato para sempre, rs.
ReplyDeleteE estes dias o Sergio encontrou no orkut um amigo da faculdade que mora na suecia. De repente, ele ainda não sabe como, eles estavam em um bate papo X. As coisas estão muito mais faceis hoje em dia. O que eu quero mesmo é que se desenvolva a tecnologia do teletransporte, rs.
ReplyDeleteai, saudades, saudades... como vc disse, a gente acha que ela desaparece, mas ela fica ali, soh esperando aquele momento para dar as caras, rs.
ReplyDeletebjs