Depois de 3 anos de Canadá e quase totalmente recuperada do trauma do processo de imigração, iniciamos nesta semana uma nova espera: o processo para cidadania. Os documentos foram mandados nesta segunda-feira e as previsões são de que talvez eu não consiga ver a Copa do Mundo no Brasil com passaporte canadense.
Pois é, o processo é demorado!!!
E parece que o governo canadense está fechando um pouco a porta para novos cidadãos e esta dificultando as coisas. A prova parece não ser mais tão facil quanto era antes e estão sendo mais rigorosos em relação à lingua.
Eu particularmente acho certo: é um absurdo vc ter a cidadania de uma país e não conseguir se comunicar na lingua oficial dele. E infelizmente tem muita gente por aqui nesta situação. De qualquer forma, nós ainda temos quase 2 anos para se preparar, estudar o livrinho Discovery Canada e treinar o inglês.
Mas a grande verdade é que esta nova espera não tem absolutamente nada a ver com aquele espera infinita do processo de imigração. Mandamos nosso envelopão cheio de cópias de documentos e só estamos esperando a notificação de recebimento em Sidney e pronto!
Ainda que não mude nada na nossa vida diária, eu quero muito ser cidadã canadense. Pra mim vai fazer diferença porque eu amo este país!
Aos poucos as coisas foram se encaixando, entrando nos eixos e nós fomos nos adaptando a este novo jeito de levar a vida. As amizades estão se consolidando e eu já consigo ter aquela sensação gostosa de poder dizer "o meu bairro", "a minha rua", "a minha casa".
Quando viajo e alguem me pergunta de onde somos automaticamente a resposta é : de Toronto!
A cada dia a gente perde um pouquinho aquela cara de imigrante recem chegado que não conhece nada e ninguem e assume o papel do imigrante "experiente" que já sabe onde fica tudo! E esta sensação de pertencer a algum lugar novamente é maravilhosa!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Viagem com a escola
Quando eu era criança, la na Vila Aurora, os nossos passeios de escola eram ate o Horto Florestal... talvez parque do Ibirapuera na formatur...
-
Eu sei que o mundo está precisando de mais gentileza, mais gente educada, mais simpatia e eu vivo tentando fazer a minha parte. O problema é...
-
Eu amo o calendario da escola!!!! #SQN As atividades não necessariamente seguem os dias da semana. Elas tb usam um calendário paralelo d...
-
Hoje a Helena tem jogo e eu não poderei assistir. Infelizmente o jogo da Luisa é no mesmo horário e eu vou deixar o Edu com a Helena e vou l...
-
Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram f...
-
Esta história de meia perdida é uma coisa que parece acontecer com todo mundo. Sempre tem alguem por aí reclamando dos pés de meia orfãos qu...
Olá Mari, que bom que voltou!
ReplyDeleteParabéns pelos três anos e pela iminente chegada da cidadania. Esse processo todo é de um crescimento e aprendizado tão grande que essa é mais uma vitória a ser comemorada. E como é bom sentir-se em casa! POr aqui vamos completar dois anos no mÊs que vem, e a cada dia eu sinto o Canadá um pouco mais como meu país.
abraço!
Oi Mari,
ReplyDeletemeu nome é Fernanda, sou professora de Inglês, de Bauru-SP e vou prestar meu doutorado na Universidade de Toronto este ano. Estamos nos preparativos aqui em casa, mas tenho alguns "medos" em relação aos meus filhos (tenho 2, um de 7 e um de9 anos). Eles estão aprendendo Inglês, assim como meu marido, que até já tirou uma certificação internacional na área dele para poder atuar aí e estão se dedicando ao máximo em nosso objetivo. E eu ainda nem fui aceita na UofT..rsrsrs Portanto, foi muito bom encontrar seu blog e seus ótimos posts. Você tem nos ajudado a entender a vida em Toronto. Espero poder sempre comartilhar com você meus anseios e queria te agradecer por compartilhar conosco os seus.
Abraços do interior,
Fernanda.
Olá Pati, esta super dificil postar porque a correria esta cada vez maior. Espero que agora com as ferias das crianças eu consiga escrever um pouco mais.
ReplyDeleteFernanda, fico feliz de poder ajudar. Se precisar de alguma coisa em que eu possa ser util é só me mandar um e-mail. Boa sorte.